Desigualdades sociais e a educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1451 |
Resumo: | Neste artigo é realizada uma discussão em torno do papel que vem sendo desempenhado pela escola mediante o princípio fundamental que ordena a sociedade de mercado: o da desigualdade natural entre os homens. Para tanto, contextualizamos a temática “Desigualdades Sociais e a Educação Escolar” no entorno da reestruturação produtiva do capital, da sociedade de mercado e dos interesses dos setores dominantes em vista da formação humana operada pela escola. Ao discutimos sobre a necessidade da sociedade capitalista, tanto de produzir e reproduzir as desigualdades de classe, como de incluir simbolicamente os desafortunados, problematizamos os conceitos de diferença e desigualdade, e argumentamos sobre o modo através do qual a educação escolar e a pobreza da escola promovem desigualdades. Salientamos o caráter de afirmação e da negação da escolaaliado ao caráter destrutivo e amoral do capitalismo expresso pelo estímulo ao carecimento egoísta de bens, quando a escola não se opõe aos direitos exclusivos dos homens privados e à comercialização da humanidade dos indivíduos. |
id |
UNOCHAPO-1_a88f3b3faa659f4432b1961cf68d83fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1451 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desigualdades sociais e a educação escolarNeste artigo é realizada uma discussão em torno do papel que vem sendo desempenhado pela escola mediante o princípio fundamental que ordena a sociedade de mercado: o da desigualdade natural entre os homens. Para tanto, contextualizamos a temática “Desigualdades Sociais e a Educação Escolar” no entorno da reestruturação produtiva do capital, da sociedade de mercado e dos interesses dos setores dominantes em vista da formação humana operada pela escola. Ao discutimos sobre a necessidade da sociedade capitalista, tanto de produzir e reproduzir as desigualdades de classe, como de incluir simbolicamente os desafortunados, problematizamos os conceitos de diferença e desigualdade, e argumentamos sobre o modo através do qual a educação escolar e a pobreza da escola promovem desigualdades. Salientamos o caráter de afirmação e da negação da escolaaliado ao caráter destrutivo e amoral do capitalismo expresso pelo estímulo ao carecimento egoísta de bens, quando a escola não se opõe aos direitos exclusivos dos homens privados e à comercialização da humanidade dos indivíduos. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/145110.22196/rp.v14i29.1451Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 197-226Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 197-2261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1451/812Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessScalcon, Suze2016-11-25T16:39:15Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1451Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:15Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
title |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
spellingShingle |
Desigualdades sociais e a educação escolar Scalcon, Suze |
title_short |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
title_full |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
title_fullStr |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
title_full_unstemmed |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
title_sort |
Desigualdades sociais e a educação escolar |
author |
Scalcon, Suze |
author_facet |
Scalcon, Suze |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scalcon, Suze |
description |
Neste artigo é realizada uma discussão em torno do papel que vem sendo desempenhado pela escola mediante o princípio fundamental que ordena a sociedade de mercado: o da desigualdade natural entre os homens. Para tanto, contextualizamos a temática “Desigualdades Sociais e a Educação Escolar” no entorno da reestruturação produtiva do capital, da sociedade de mercado e dos interesses dos setores dominantes em vista da formação humana operada pela escola. Ao discutimos sobre a necessidade da sociedade capitalista, tanto de produzir e reproduzir as desigualdades de classe, como de incluir simbolicamente os desafortunados, problematizamos os conceitos de diferença e desigualdade, e argumentamos sobre o modo através do qual a educação escolar e a pobreza da escola promovem desigualdades. Salientamos o caráter de afirmação e da negação da escolaaliado ao caráter destrutivo e amoral do capitalismo expresso pelo estímulo ao carecimento egoísta de bens, quando a escola não se opõe aos direitos exclusivos dos homens privados e à comercialização da humanidade dos indivíduos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1451 10.22196/rp.v14i29.1451 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1451 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i29.1451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1451/812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 197-226 Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 197-226 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992591806464 |