Desigualdades Escolares e desigualdades sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Teresa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1614
Resumo: O texto retoma o clássico debate em torno da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades de desempenho escolar, tendo como cenário um dos desideratos dos sistemas de ensino das sociedades modernas: o de proporcionar igualdade de oportunidades. Procede-se a uma análise diacrónica das acepções do conceito de igualdade de oportunidades e sintetiza-se o conhecimento produzido sobre a desigualdade de desempenho escolar, assinalando as conclusões mais sedimentadas. Para além deste diagnóstico, traça-se o panorama geral das explicações que têm sido avançadas para a compreensão da selectividade social do (in)sucesso escolar, incluindo alguns dos questionamentos mais recentes.
id RCAP_b8cf266255462b725dc75d4e97cbbe10
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desigualdades Escolares e desigualdades sociaisDesigualdadesEscolaDemocratizaçãoInequalitiesSchoolDemocratisationInégalitésÉcoleDémocratisationDesigualdadesEscuelaDemocratizaciónO texto retoma o clássico debate em torno da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades de desempenho escolar, tendo como cenário um dos desideratos dos sistemas de ensino das sociedades modernas: o de proporcionar igualdade de oportunidades. Procede-se a uma análise diacrónica das acepções do conceito de igualdade de oportunidades e sintetiza-se o conhecimento produzido sobre a desigualdade de desempenho escolar, assinalando as conclusões mais sedimentadas. Para além deste diagnóstico, traça-se o panorama geral das explicações que têm sido avançadas para a compreensão da selectividade social do (in)sucesso escolar, incluindo alguns dos questionamentos mais recentes.The text resumes the classical debate on the relationship between social inequalities and inequalities in educational performance, taking one of the goals of the education systems in modern societies as the scenario: that of providing equal opportunities. It analyses the meanings of the equal opportunities concept from a diachronic perspective and offers a synthesis of the knowledge that has been generated on inequality in educational performance, indicating the most established conclusions. In addition to this diagnosis, it outlines a general picture of the explanations that have been put forward for an understanding of the social selectivity associated with educational success or failure, including some of the most recent issues of debate.Le texte reprend le débat classique sur le rapport entre les inégalités sociales et les inégalités dans les résultats scolaires, avec pour toile de fond l’un des desiderata des systèmes d’enseignement des sociétés modernes: l’égalité des chances. Il fait une analyse diachronique des acceptions du concept d’égalité des chances ainsi qu’une synthèse de la connaissance produite sur l’inégalité des résultats scolaires et signale les conclusions les plus solides. Outre ce diagnostic, il trace le panorama général des explications données pour la compréhension de la sélectivité sociale de la réussite/l’échec scolaire, ainsi que de certaines des questions les plus récentes.El texto retoma el clásico debate en torno a la relación entre las desigualdades sociales y las desigualdades de desempeño escolar, teniendo como escenario uno de los mandatos de los sistemas de enseñanza de las sociedades modernas: el de proporcionar igualdad de oportunidades. Se procede a un análisis diacrónico de los significados que se dan al concepto de igualdad de oportunidades y se sintetiza el conocimiento producido sobre la desigualdad del desempeño escolar, señalando las conclusiones más sedimentadas. Además de este diagnóstico, se traza el panorama general de las explicaciones que han sido planteadas para la comprensión de la selectividad social del fracaso escolar, incluyendo algunos de los cuestionamientos más recientes.CIES, ISCTE-IUL / CELTA2010-03-11T10:51:47Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1614por0873-6529Seabra, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:11.186546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
title Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
spellingShingle Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
Seabra, Teresa
Desigualdades
Escola
Democratização
Inequalities
School
Democratisation
Inégalités
École
Démocratisation
Desigualdades
Escuela
Democratización
title_short Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
title_full Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
title_fullStr Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
title_full_unstemmed Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
title_sort Desigualdades Escolares e desigualdades sociais
author Seabra, Teresa
author_facet Seabra, Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades
Escola
Democratização
Inequalities
School
Democratisation
Inégalités
École
Démocratisation
Desigualdades
Escuela
Democratización
topic Desigualdades
Escola
Democratização
Inequalities
School
Democratisation
Inégalités
École
Démocratisation
Desigualdades
Escuela
Democratización
description O texto retoma o clássico debate em torno da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades de desempenho escolar, tendo como cenário um dos desideratos dos sistemas de ensino das sociedades modernas: o de proporcionar igualdade de oportunidades. Procede-se a uma análise diacrónica das acepções do conceito de igualdade de oportunidades e sintetiza-se o conhecimento produzido sobre a desigualdade de desempenho escolar, assinalando as conclusões mais sedimentadas. Para além deste diagnóstico, traça-se o panorama geral das explicações que têm sido avançadas para a compreensão da selectividade social do (in)sucesso escolar, incluindo alguns dos questionamentos mais recentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01
2010-03-11T10:51:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1614
url http://hdl.handle.net/10071/1614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES, ISCTE-IUL / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES, ISCTE-IUL / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134762058645504