EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7759 |
Resumo: | Este ensaio teórico busca analisar a Educação de idosos numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida. Atrela-se a esses dois temas a importância da formação de professores para o trabalho pedagógico com idosos. A discussão que aqui se apresenta buscou fazer um diálogo com a literatura pertinente. Os textos selecionados colaboram para uma reflexão sobre o tema do artigo. Assim, nos valemos dos seguintes autores e autoras: Soares (2006), Freire (1999, 2017), Souza (2001, 2006), Haddad (2012), Pinto (2000) sobre formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a própria legislação Brasil (1996, 2000, 2015). Pérez Gómez (1997) sobre as questões da prática pedagógica. Santos (2020), Barros (2011), Gadotti (2016) sobre a Educação ao longo da vida e educação de idosos. De modo geral, os textos se os ajudam na compreensão sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, formação de professores. Por ora, a revisão desses textos nos leva a apontar que ainda temos a necessidade professores formados para o trabalho pedagógico com esse público. |
id |
UNOCHAPO-1_b1a8c56fecd4ac79d1a6694e0bb4a24a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7759 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professoresEducação ao longo da vida; Formação de professores; EJAEducação de idososEste ensaio teórico busca analisar a Educação de idosos numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida. Atrela-se a esses dois temas a importância da formação de professores para o trabalho pedagógico com idosos. A discussão que aqui se apresenta buscou fazer um diálogo com a literatura pertinente. Os textos selecionados colaboram para uma reflexão sobre o tema do artigo. Assim, nos valemos dos seguintes autores e autoras: Soares (2006), Freire (1999, 2017), Souza (2001, 2006), Haddad (2012), Pinto (2000) sobre formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a própria legislação Brasil (1996, 2000, 2015). Pérez Gómez (1997) sobre as questões da prática pedagógica. Santos (2020), Barros (2011), Gadotti (2016) sobre a Educação ao longo da vida e educação de idosos. De modo geral, os textos se os ajudam na compreensão sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, formação de professores. Por ora, a revisão desses textos nos leva a apontar que ainda temos a necessidade professores formados para o trabalho pedagógico com esse público.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/775910.22196/rp.v25i1.7759Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7759/4054Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira da Silva, Josaniel2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7759Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
title |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores Vieira da Silva, Josaniel Educação ao longo da vida ; Formação de professores ; EJA Educação de idosos |
title_short |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
title_full |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
title_sort |
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: o aprender permanente na educação de idosos e na formação de professores |
author |
Vieira da Silva, Josaniel |
author_facet |
Vieira da Silva, Josaniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira da Silva, Josaniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ao longo da vida ; Formação de professores ; EJA Educação de idosos |
topic |
Educação ao longo da vida ; Formação de professores ; EJA Educação de idosos |
description |
Este ensaio teórico busca analisar a Educação de idosos numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida. Atrela-se a esses dois temas a importância da formação de professores para o trabalho pedagógico com idosos. A discussão que aqui se apresenta buscou fazer um diálogo com a literatura pertinente. Os textos selecionados colaboram para uma reflexão sobre o tema do artigo. Assim, nos valemos dos seguintes autores e autoras: Soares (2006), Freire (1999, 2017), Souza (2001, 2006), Haddad (2012), Pinto (2000) sobre formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a própria legislação Brasil (1996, 2000, 2015). Pérez Gómez (1997) sobre as questões da prática pedagógica. Santos (2020), Barros (2011), Gadotti (2016) sobre a Educação ao longo da vida e educação de idosos. De modo geral, os textos se os ajudam na compreensão sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, formação de professores. Por ora, a revisão desses textos nos leva a apontar que ainda temos a necessidade professores formados para o trabalho pedagógico com esse público. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7759 10.22196/rp.v25i1.7759 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7759 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7759/4054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991623970816 |