"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900 |
Resumo: | O artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argumentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas. |
id |
UNOCHAPO-1_b8ef30da540108e9f248eaa0f8814560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3900 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciaisO artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argumentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas.Unochapecó2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/390010.22196/rp.v3i7.3900Revista Pedagógica; Vol. 3 Núm. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-206Revista Pedagógica; v. 3 n. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-2061984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900/2233Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Jacqueline de Fátima dos Santos2017-12-19T15:28:10Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3900Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-12-19T15:28:10Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
title |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
spellingShingle |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
title_short |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
title_full |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
title_fullStr |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
title_sort |
"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais |
author |
Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
author_facet |
Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos |
description |
O artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argumentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900 10.22196/rp.v3i7.3900 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v3i7.3900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900/2233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 3 Núm. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-206 Revista Pedagógica; v. 3 n. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-206 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994240167936 |