"Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900
Resumo: O artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argu­mentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Esta­do do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas.
id UNOCHAPO-1_b8ef30da540108e9f248eaa0f8814560
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3900
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciaisO artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argu­mentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Esta­do do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas.Unochapecó2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/390010.22196/rp.v3i7.3900Revista Pedagógica; Vol. 3 Núm. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-206Revista Pedagógica; v. 3 n. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-2061984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900/2233Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Jacqueline de Fátima dos Santos2017-12-19T15:28:10Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3900Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-12-19T15:28:10Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
title "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
spellingShingle "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
title_short "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
title_full "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
title_fullStr "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
title_full_unstemmed "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
title_sort "Tia, posso explicar como eu fiz?": Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais
author Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
author_facet Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jacqueline de Fátima dos Santos
description O artigo põe em discussão a forma como tem sido tradicionalmente ensinado, nas séries iniciais, os chamados problemas matemáticos. Os argu­mentos buscam trazer a tona evidências sobre os limites da utilização elo algoritmo como melhor estratégia de resolução de problemas. Ao trazer sua experiência como docente do Colégio de Aplicação da Universidade do Esta­do do Rio ele Janeiro, a autora reafirma a necessidade da escola incorporar, em seu cotidiano de ensino-aprendizagem, as múltiplas estratégias criadas pelos alunos e alunas para a solução dos diferentes problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900
10.22196/rp.v3i7.3900
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900
identifier_str_mv 10.22196/rp.v3i7.3900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3900/2233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 3 Núm. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-206
Revista Pedagógica; v. 3 n. 7: Jul. / Dez. 2001; 191-206
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994240167936