EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira dos Santos, Jeneffe
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Araujo Sá, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584
Resumo: Este estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências.
id UNOCHAPO-1_bf398780c0b15d008a406ab26a6802d8
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7584
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTEArgumentaçãoConstrução do conhecimentoEducação AmbientalFormação docenteEste estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências.Unochapecó2024-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/758410.22196/rp.v26i1.7584Revista Pedagógica; Vol. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16Revista Pedagógica; v. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584/4081Copyright (c) 2024 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira dos Santos, JeneffeAraujo Sá, Roberto2024-03-27T17:48:54Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7584Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-27T17:48:54Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Ferreira dos Santos, Jeneffe
Argumentação
Construção do conhecimento
Educação Ambiental
Formação docente
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Ferreira dos Santos, Jeneffe
author_facet Ferreira dos Santos, Jeneffe
Araujo Sá, Roberto
author_role author
author2 Araujo Sá, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira dos Santos, Jeneffe
Araujo Sá, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Construção do conhecimento
Educação Ambiental
Formação docente
topic Argumentação
Construção do conhecimento
Educação Ambiental
Formação docente
description Este estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584
10.22196/rp.v26i1.7584
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584
identifier_str_mv 10.22196/rp.v26i1.7584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584/4081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16
Revista Pedagógica; v. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991607193600