EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584 |
Resumo: | Este estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências. |
id |
UNOCHAPO-1_bf398780c0b15d008a406ab26a6802d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7584 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTEArgumentaçãoConstrução do conhecimentoEducação AmbientalFormação docenteEste estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências.Unochapecó2024-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/758410.22196/rp.v26i1.7584Revista Pedagógica; Vol. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16Revista Pedagógica; v. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584/4081Copyright (c) 2024 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira dos Santos, JeneffeAraujo Sá, Roberto2024-03-27T17:48:54Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7584Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-27T17:48:54Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE Ferreira dos Santos, Jeneffe Argumentação Construção do conhecimento Educação Ambiental Formação docente |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Ferreira dos Santos, Jeneffe |
author_facet |
Ferreira dos Santos, Jeneffe Araujo Sá, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Sá, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira dos Santos, Jeneffe Araujo Sá, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Construção do conhecimento Educação Ambiental Formação docente |
topic |
Argumentação Construção do conhecimento Educação Ambiental Formação docente |
description |
Este estudo objetiva compreender reflexões acerca dos processos argumentativos realizados por licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste ‒ sobre um tema socioambiental. Sendo assim, analisa a contribuição das ações discursivas para o diálogo que visa a construção do conhecimento; e a concepção dos estudantes sobre os impactos causados ao meio ambiente. Refere-se a uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo e tem como fonte de dados as falas e os argumentos dos professores em formação durante uma roda de diálogo em torno do tema Poluição dos rios. A análise se deu pelas ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa, bem como pela unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. No debate foram evidenciadas as ações discursivas de forma entrelaçada; a integralidade da unidade triádica na argumentação; e a essência da ação epistêmica na opinião dos licenciandos. Concluiu-se que esse movimento contribuiu para a construção do conhecimento, visto que os licenciandos estavam constantemente movendo processos reflexivos. E, assim, repensou-se sobre o seu contexto social, para posteriormente refletir sobre estratégias para o ensino de Ciências. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584 10.22196/rp.v26i1.7584 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v26i1.7584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7584/4081 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16 Revista Pedagógica; v. 26 (2024): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991607193600 |