Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5027 |
Resumo: | A educação ambiental está muito consolidada hoje após uma jornada de várias décadas. Mas os fatores que afetam a sustentabilidade (meio ambiente, economia e social) significam que a educação ambiental deve apresentar uma inter-relação com outros fatores, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam uma estrutura essencial na educação atual. Portanto, a continuidade da educação ambiental é proposta em sua área específica de intervenção, mas com uma abertura para os aspectos incluídos nos ODS, pessoas, planeta, prosperidade, pactos e paz. Para isso, a metodologia de Aprendizagem de Serviços é apresentada como válida para o desenvolvimento da educação para a sustentabilidade e os ODS. |
id |
UNOCHAPO-1_c2b1a09e70141f11fee21f628d952395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5027 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-LearningDE LA EDUCACIÓN AMBIENTAL A LA EDUCACIÓN PARA LA SOSTENIBILIDAD: una propuesta para América Latina a partir de la metodología de aprendizaje-servicioEducación ambientalEducación para la sostenibilidadObjetivos de Desarrollo Sostenible (ODS)Aprendizaje Servicio (ApS)Profesionales de la educaciónA educação ambiental está muito consolidada hoje após uma jornada de várias décadas. Mas os fatores que afetam a sustentabilidade (meio ambiente, economia e social) significam que a educação ambiental deve apresentar uma inter-relação com outros fatores, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam uma estrutura essencial na educação atual. Portanto, a continuidade da educação ambiental é proposta em sua área específica de intervenção, mas com uma abertura para os aspectos incluídos nos ODS, pessoas, planeta, prosperidade, pactos e paz. Para isso, a metodologia de Aprendizagem de Serviços é apresentada como válida para o desenvolvimento da educação para a sustentabilidade e os ODS.La educación ambiental está muy consolidada en la actualidad tras un recorrido de varias décadas. Pero los factores que inciden en la sostenibilidad (medio ambiente, economía y social) hacen que la educación ambiental ha de presentar una interrelación con otros factores, y los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) presentan un marco imprescindible hoy en la educación. Por tanto, se propone la continuidad de la educaciónambiental en su espacio específico de intervención, pero con una apertura a los aspectos que recogen los ODS, las personas, el planeta, la prosperidad, los pactos y la paz. Para ello se presenta la metodología del Aprendizaje Servicio como válida para el desarrollo de la educación para la sostenibilidad y los ODS.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAportanción educativaapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/502710.22196/rp.v22i0.5027Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-23Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5027/3114Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartínez-Agut, María del Pilar2020-06-29T10:44:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5027Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-06-29T10:44:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning DE LA EDUCACIÓN AMBIENTAL A LA EDUCACIÓN PARA LA SOSTENIBILIDAD: una propuesta para América Latina a partir de la metodología de aprendizaje-servicio |
title |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning |
spellingShingle |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning Martínez-Agut, María del Pilar Educación ambiental Educación para la sostenibilidad Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) Aprendizaje Servicio (ApS) Profesionales de la educación |
title_short |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning |
title_full |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning |
title_fullStr |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning |
title_full_unstemmed |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning |
title_sort |
Da educação ambiental à educação para a sustentabilidade: uma proposta para a América Latina baseada na metodologia Service-Learning |
author |
Martínez-Agut, María del Pilar |
author_facet |
Martínez-Agut, María del Pilar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martínez-Agut, María del Pilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación ambiental Educación para la sostenibilidad Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) Aprendizaje Servicio (ApS) Profesionales de la educación |
topic |
Educación ambiental Educación para la sostenibilidad Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) Aprendizaje Servicio (ApS) Profesionales de la educación |
description |
A educação ambiental está muito consolidada hoje após uma jornada de várias décadas. Mas os fatores que afetam a sustentabilidade (meio ambiente, economia e social) significam que a educação ambiental deve apresentar uma inter-relação com outros fatores, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentam uma estrutura essencial na educação atual. Portanto, a continuidade da educação ambiental é proposta em sua área específica de intervenção, mas com uma abertura para os aspectos incluídos nos ODS, pessoas, planeta, prosperidade, pactos e paz. Para isso, a metodologia de Aprendizagem de Serviços é apresentada como válida para o desenvolvimento da educação para a sustentabilidade e os ODS. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Aportanción educativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5027 10.22196/rp.v22i0.5027 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5027 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5027/3114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-23 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-23 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995560325120 |