Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183
Resumo: O texto destaca a importância da interação humano/computador, enfatizando que ela tem aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que apresenta ao homem novas formas de conhecimento, pode provocar uma espécie de "fixação" às máquinas. Realizamos uma pesquisa com uma amostra de doze crianças (seis meninos e seis meninas), de oito a onze anos, alunas de uma escola pública do Rio de Janeiro. Em doze sessões elas solucionaram dezoito situações-problema sobre diferentes tipos de operações lógicas: classificação, seriação, adição partitiva, ordem (espacial e temporal), sistema numérico e medida. Solicitamos, na entrevista realizada, que enunciassem associações livres em relação ao contato com o computador. As respostas foram submetidas à Análise do Discurso e definimos duas categorias de análise. Na primeira, que chamamos de verdadeira interação, foram destacados os aspectos de aprimoramento da aprendizagem, progresso social e financeiro e ampliação da comunicação. A segunda categoria, mais fantasiosa, chamamos de dependência digital. Ela foi caracterizada por referências à science fiction (robôs, ciborgues, clones). Concluímos estabelecendo, de acordo com os estudos de Michael Parsons, uma série de estágios evolutivos da interação humano/computador e apresentando algumas alternativas para a escola facilitar o alcance, pela criança, da verdadeira interação com o computador.
id UNOCHAPO-1_cb7726c568b885ddd068b9fea5f0fe2c
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4183
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digitalclima urbanoumidade absoluta do ardados meteorológicosO texto destaca a importância da interação humano/computador, enfatizando que ela tem aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que apresenta ao homem novas formas de conhecimento, pode provocar uma espécie de "fixação" às máquinas. Realizamos uma pesquisa com uma amostra de doze crianças (seis meninos e seis meninas), de oito a onze anos, alunas de uma escola pública do Rio de Janeiro. Em doze sessões elas solucionaram dezoito situações-problema sobre diferentes tipos de operações lógicas: classificação, seriação, adição partitiva, ordem (espacial e temporal), sistema numérico e medida. Solicitamos, na entrevista realizada, que enunciassem associações livres em relação ao contato com o computador. As respostas foram submetidas à Análise do Discurso e definimos duas categorias de análise. Na primeira, que chamamos de verdadeira interação, foram destacados os aspectos de aprimoramento da aprendizagem, progresso social e financeiro e ampliação da comunicação. A segunda categoria, mais fantasiosa, chamamos de dependência digital. Ela foi caracterizada por referências à science fiction (robôs, ciborgues, clones). Concluímos estabelecendo, de acordo com os estudos de Michael Parsons, uma série de estágios evolutivos da interação humano/computador e apresentando algumas alternativas para a escola facilitar o alcance, pela criança, da verdadeira interação com o computador.Unochapecó2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/418310.22196/rp.v5i11.4183Revista Pedagógica; Vol. 5 Núm. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-54Revista Pedagógica; v. 5 n. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-541984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183/2364Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eloiza da Silva Gomes de2018-02-11T20:17:08Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4183Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:17:08Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
title Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
spellingShingle Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
clima urbano
umidade absoluta do ar
dados meteorológicos
title_short Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
title_full Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
title_fullStr Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
title_full_unstemmed Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
title_sort Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
author Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
author_facet Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv clima urbano
umidade absoluta do ar
dados meteorológicos
topic clima urbano
umidade absoluta do ar
dados meteorológicos
description O texto destaca a importância da interação humano/computador, enfatizando que ela tem aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que apresenta ao homem novas formas de conhecimento, pode provocar uma espécie de "fixação" às máquinas. Realizamos uma pesquisa com uma amostra de doze crianças (seis meninos e seis meninas), de oito a onze anos, alunas de uma escola pública do Rio de Janeiro. Em doze sessões elas solucionaram dezoito situações-problema sobre diferentes tipos de operações lógicas: classificação, seriação, adição partitiva, ordem (espacial e temporal), sistema numérico e medida. Solicitamos, na entrevista realizada, que enunciassem associações livres em relação ao contato com o computador. As respostas foram submetidas à Análise do Discurso e definimos duas categorias de análise. Na primeira, que chamamos de verdadeira interação, foram destacados os aspectos de aprimoramento da aprendizagem, progresso social e financeiro e ampliação da comunicação. A segunda categoria, mais fantasiosa, chamamos de dependência digital. Ela foi caracterizada por referências à science fiction (robôs, ciborgues, clones). Concluímos estabelecendo, de acordo com os estudos de Michael Parsons, uma série de estágios evolutivos da interação humano/computador e apresentando algumas alternativas para a escola facilitar o alcance, pela criança, da verdadeira interação com o computador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183
10.22196/rp.v5i11.4183
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183
identifier_str_mv 10.22196/rp.v5i11.4183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183/2364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 5 Núm. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-54
Revista Pedagógica; v. 5 n. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-54
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994775990272