Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183 |
Resumo: | O texto destaca a importância da interação humano/computador, enfatizando que ela tem aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que apresenta ao homem novas formas de conhecimento, pode provocar uma espécie de "fixação" às máquinas. Realizamos uma pesquisa com uma amostra de doze crianças (seis meninos e seis meninas), de oito a onze anos, alunas de uma escola pública do Rio de Janeiro. Em doze sessões elas solucionaram dezoito situações-problema sobre diferentes tipos de operações lógicas: classificação, seriação, adição partitiva, ordem (espacial e temporal), sistema numérico e medida. Solicitamos, na entrevista realizada, que enunciassem associações livres em relação ao contato com o computador. As respostas foram submetidas à Análise do Discurso e definimos duas categorias de análise. Na primeira, que chamamos de verdadeira interação, foram destacados os aspectos de aprimoramento da aprendizagem, progresso social e financeiro e ampliação da comunicação. A segunda categoria, mais fantasiosa, chamamos de dependência digital. Ela foi caracterizada por referências à science fiction (robôs, ciborgues, clones). Concluímos estabelecendo, de acordo com os estudos de Michael Parsons, uma série de estágios evolutivos da interação humano/computador e apresentando algumas alternativas para a escola facilitar o alcance, pela criança, da verdadeira interação com o computador. |
id |
UNOCHAPO-1_cb7726c568b885ddd068b9fea5f0fe2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4183 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digitalclima urbanoumidade absoluta do ardados meteorológicosO texto destaca a importância da interação humano/computador, enfatizando que ela tem aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que apresenta ao homem novas formas de conhecimento, pode provocar uma espécie de "fixação" às máquinas. Realizamos uma pesquisa com uma amostra de doze crianças (seis meninos e seis meninas), de oito a onze anos, alunas de uma escola pública do Rio de Janeiro. Em doze sessões elas solucionaram dezoito situações-problema sobre diferentes tipos de operações lógicas: classificação, seriação, adição partitiva, ordem (espacial e temporal), sistema numérico e medida. Solicitamos, na entrevista realizada, que enunciassem associações livres em relação ao contato com o computador. As respostas foram submetidas à Análise do Discurso e definimos duas categorias de análise. Na primeira, que chamamos de verdadeira interação, foram destacados os aspectos de aprimoramento da aprendizagem, progresso social e financeiro e ampliação da comunicação. A segunda categoria, mais fantasiosa, chamamos de dependência digital. Ela foi caracterizada por referências à science fiction (robôs, ciborgues, clones). Concluímos estabelecendo, de acordo com os estudos de Michael Parsons, uma série de estágios evolutivos da interação humano/computador e apresentando algumas alternativas para a escola facilitar o alcance, pela criança, da verdadeira interação com o computador.Unochapecó2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/418310.22196/rp.v5i11.4183Revista Pedagógica; Vol. 5 Núm. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-54Revista Pedagógica; v. 5 n. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-541984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183/2364Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eloiza da Silva Gomes de2018-02-11T20:17:08Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4183Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:17:08Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
title |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
spellingShingle |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de clima urbano umidade absoluta do ar dados meteorológicos |
title_short |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
title_full |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
title_fullStr |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
title_full_unstemmed |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
title_sort |
Nossas crianças do milênio: a relação com o computador e os riscos da dependência digital |
author |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
clima urbano umidade absoluta do ar dados meteorológicos |
topic |
clima urbano umidade absoluta do ar dados meteorológicos |
description |
O texto destaca a importância da interação humano/computador, enfatizando que ela tem aspectos contraditórios. Ao mesmo tempo em que apresenta ao homem novas formas de conhecimento, pode provocar uma espécie de "fixação" às máquinas. Realizamos uma pesquisa com uma amostra de doze crianças (seis meninos e seis meninas), de oito a onze anos, alunas de uma escola pública do Rio de Janeiro. Em doze sessões elas solucionaram dezoito situações-problema sobre diferentes tipos de operações lógicas: classificação, seriação, adição partitiva, ordem (espacial e temporal), sistema numérico e medida. Solicitamos, na entrevista realizada, que enunciassem associações livres em relação ao contato com o computador. As respostas foram submetidas à Análise do Discurso e definimos duas categorias de análise. Na primeira, que chamamos de verdadeira interação, foram destacados os aspectos de aprimoramento da aprendizagem, progresso social e financeiro e ampliação da comunicação. A segunda categoria, mais fantasiosa, chamamos de dependência digital. Ela foi caracterizada por referências à science fiction (robôs, ciborgues, clones). Concluímos estabelecendo, de acordo com os estudos de Michael Parsons, uma série de estágios evolutivos da interação humano/computador e apresentando algumas alternativas para a escola facilitar o alcance, pela criança, da verdadeira interação com o computador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183 10.22196/rp.v5i11.4183 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v5i11.4183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4183/2364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 5 Núm. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-54 Revista Pedagógica; v. 5 n. 11: Jul. / Dez. 2003; 35-54 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994775990272 |