O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Matheus Folgearini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Linhares, Clarice Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/308
Resumo: Quando o tema bullying é descrito e discutido pelos de meios de comunicação, geralmente se associa à ideia de que é um fenômeno de contínua agressão psicológica e/ou física a crianças e adolescentes. Todavia, o bullying ocorre em diversos níveis sociais, econômicos e etários, inclusive com jovens em instituições de ensino superior. Somam-se a isso, as interações entre três segmentos - os acadêmicos, os docentes e os agentes universitários – os quais convivem com e sofrem por causa do bullying, independente do papel que exerçam no local de trabalho ou estudo. Tal fenômeno já foi identificado em diversas instituições de ensino e trabalho de vários países, causando, em suma, depressão, sociofobia, ansiedade, perda de autoestima, doenças psicosomáticas e demais patologias nas vítimas. Dada à caracterização desse problema, é necessário atentar para possíveis casos que, convenientemente, não são percebidos por falta de ferramentas para o seu diagnóstico, devendo com isso implantar políticas pedagógicas para se banir esses comportamentos excludentes e discriminatórios. Este artigo ressalta os aspectos principais do bullying, desde os seus agentes, os ambientes onde ocorrem e até os problemas causados pela falta de controle adequado devido ao desconhecimento desse fenômeno. Palavras-chave: Bullying. Instituições de Ensino Superior. Vitimização. Estresse Social. The arising of bullying in Brazilian Higher Education InstitutionsWhen bullying is described and discussed by the media, there is a general association to the idea that it is a phenomenon of constant psychological and/or physical aggression against children and adolescents. However, bullying occurs in various social, economic and age groups, including young people in higher education institutions. In addition to this, the interactions between three segments, the academics, professors and university staff who live with and suffer because of bullying, regardless of their role at the place of work or study. This phenomenon has been identified in various educational and work institutions in several countries causing, in short, depression, social phobia, anxiety, loss of self-esteem, psychosomatic illnesses and other pathologies to the victims. Given the characterization of this problem, one must pay attention to the possible cases that conveniently, are not perceived due to the lack of tools for its diagnosis, and with it, implement educational policies to banish these exclusionary and discriminatory behaviors. This article highlights the key aspects of bullying, from its agents, environments where it occurs, to the problems caused by a lack of control due to the ignorance of this phenomenon. Keywords: Bullying. Higher Education Institutions. Victimization. Social Stress.   
id EDUL-1_e37ab9489fc6337a3e8b10dedb8ca185
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/308
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiraseducaçãoprática docenteprofissionalização docenteQuando o tema bullying é descrito e discutido pelos de meios de comunicação, geralmente se associa à ideia de que é um fenômeno de contínua agressão psicológica e/ou física a crianças e adolescentes. Todavia, o bullying ocorre em diversos níveis sociais, econômicos e etários, inclusive com jovens em instituições de ensino superior. Somam-se a isso, as interações entre três segmentos - os acadêmicos, os docentes e os agentes universitários – os quais convivem com e sofrem por causa do bullying, independente do papel que exerçam no local de trabalho ou estudo. Tal fenômeno já foi identificado em diversas instituições de ensino e trabalho de vários países, causando, em suma, depressão, sociofobia, ansiedade, perda de autoestima, doenças psicosomáticas e demais patologias nas vítimas. Dada à caracterização desse problema, é necessário atentar para possíveis casos que, convenientemente, não são percebidos por falta de ferramentas para o seu diagnóstico, devendo com isso implantar políticas pedagógicas para se banir esses comportamentos excludentes e discriminatórios. Este artigo ressalta os aspectos principais do bullying, desde os seus agentes, os ambientes onde ocorrem e até os problemas causados pela falta de controle adequado devido ao desconhecimento desse fenômeno. Palavras-chave: Bullying. Instituições de Ensino Superior. Vitimização. Estresse Social. The arising of bullying in Brazilian Higher Education InstitutionsWhen bullying is described and discussed by the media, there is a general association to the idea that it is a phenomenon of constant psychological and/or physical aggression against children and adolescents. However, bullying occurs in various social, economic and age groups, including young people in higher education institutions. In addition to this, the interactions between three segments, the academics, professors and university staff who live with and suffer because of bullying, regardless of their role at the place of work or study. This phenomenon has been identified in various educational and work institutions in several countries causing, in short, depression, social phobia, anxiety, loss of self-esteem, psychosomatic illnesses and other pathologies to the victims. Given the characterization of this problem, one must pay attention to the possible cases that conveniently, are not perceived due to the lack of tools for its diagnosis, and with it, implement educational policies to banish these exclusionary and discriminatory behaviors. This article highlights the key aspects of bullying, from its agents, environments where it occurs, to the problems caused by a lack of control due to the ignorance of this phenomenon. Keywords: Bullying. Higher Education Institutions. Victimization. Social Stress.   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresanálise críticaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/308REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 267-2772177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/308/pdfSilveira, Matheus FolgeariniLinhares, Clarice Schneiderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/308Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
title O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
spellingShingle O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
Silveira, Matheus Folgearini
educação
prática docente
profissionalização docente
title_short O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
title_full O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
title_fullStr O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
title_full_unstemmed O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
title_sort O despertar do fenômeno bullying nas instituições de ensino superior brasileiras
author Silveira, Matheus Folgearini
author_facet Silveira, Matheus Folgearini
Linhares, Clarice Schneider
author_role author
author2 Linhares, Clarice Schneider
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Matheus Folgearini
Linhares, Clarice Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv educação
prática docente
profissionalização docente
topic educação
prática docente
profissionalização docente
description Quando o tema bullying é descrito e discutido pelos de meios de comunicação, geralmente se associa à ideia de que é um fenômeno de contínua agressão psicológica e/ou física a crianças e adolescentes. Todavia, o bullying ocorre em diversos níveis sociais, econômicos e etários, inclusive com jovens em instituições de ensino superior. Somam-se a isso, as interações entre três segmentos - os acadêmicos, os docentes e os agentes universitários – os quais convivem com e sofrem por causa do bullying, independente do papel que exerçam no local de trabalho ou estudo. Tal fenômeno já foi identificado em diversas instituições de ensino e trabalho de vários países, causando, em suma, depressão, sociofobia, ansiedade, perda de autoestima, doenças psicosomáticas e demais patologias nas vítimas. Dada à caracterização desse problema, é necessário atentar para possíveis casos que, convenientemente, não são percebidos por falta de ferramentas para o seu diagnóstico, devendo com isso implantar políticas pedagógicas para se banir esses comportamentos excludentes e discriminatórios. Este artigo ressalta os aspectos principais do bullying, desde os seus agentes, os ambientes onde ocorrem e até os problemas causados pela falta de controle adequado devido ao desconhecimento desse fenômeno. Palavras-chave: Bullying. Instituições de Ensino Superior. Vitimização. Estresse Social. The arising of bullying in Brazilian Higher Education InstitutionsWhen bullying is described and discussed by the media, there is a general association to the idea that it is a phenomenon of constant psychological and/or physical aggression against children and adolescents. However, bullying occurs in various social, economic and age groups, including young people in higher education institutions. In addition to this, the interactions between three segments, the academics, professors and university staff who live with and suffer because of bullying, regardless of their role at the place of work or study. This phenomenon has been identified in various educational and work institutions in several countries causing, in short, depression, social phobia, anxiety, loss of self-esteem, psychosomatic illnesses and other pathologies to the victims. Given the characterization of this problem, one must pay attention to the possible cases that conveniently, are not perceived due to the lack of tools for its diagnosis, and with it, implement educational policies to banish these exclusionary and discriminatory behaviors. This article highlights the key aspects of bullying, from its agents, environments where it occurs, to the problems caused by a lack of control due to the ignorance of this phenomenon. Keywords: Bullying. Higher Education Institutions. Victimization. Social Stress.   
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
análise crítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/308
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/308/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 267-277
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351710208000