CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Santos, Maíra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Eleotério Soares Barroso, Áurea, Barroso Azevedo Moura, Leides, Miranda Forte Gomes, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795
Resumo: Este estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice.
id UNOCHAPO-1_d82dbff929b48f0446368740894a4280
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7795
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?Políticas EducacionaisPessoas IdosasInclusãoEducação ao longo da vidaEste estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/779510.22196/rp.v25i1.7795Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795/4064Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Santos, MaíraEleotério Soares Barroso, ÁureaBarroso Azevedo Moura, LeidesMiranda Forte Gomes, Marília2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7795Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
title CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
spellingShingle CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
Rocha Santos, Maíra
Políticas Educacionais
Pessoas Idosas
Inclusão
Educação ao longo da vida
title_short CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
title_full CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
title_fullStr CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
title_full_unstemmed CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
title_sort CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
author Rocha Santos, Maíra
author_facet Rocha Santos, Maíra
Eleotério Soares Barroso, Áurea
Barroso Azevedo Moura, Leides
Miranda Forte Gomes, Marília
author_role author
author2 Eleotério Soares Barroso, Áurea
Barroso Azevedo Moura, Leides
Miranda Forte Gomes, Marília
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Santos, Maíra
Eleotério Soares Barroso, Áurea
Barroso Azevedo Moura, Leides
Miranda Forte Gomes, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Pessoas Idosas
Inclusão
Educação ao longo da vida
topic Políticas Educacionais
Pessoas Idosas
Inclusão
Educação ao longo da vida
description Este estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795
10.22196/rp.v25i1.7795
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795/4064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991632359424