CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795 |
Resumo: | Este estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice. |
id |
UNOCHAPO-1_d82dbff929b48f0446368740894a4280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7795 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?Políticas EducacionaisPessoas IdosasInclusãoEducação ao longo da vidaEste estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/779510.22196/rp.v25i1.7795Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795/4064Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Santos, MaíraEleotério Soares Barroso, ÁureaBarroso Azevedo Moura, LeidesMiranda Forte Gomes, Marília2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7795Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
title |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
spellingShingle |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? Rocha Santos, Maíra Políticas Educacionais Pessoas Idosas Inclusão Educação ao longo da vida |
title_short |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
title_full |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
title_fullStr |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
title_full_unstemmed |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
title_sort |
CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas? |
author |
Rocha Santos, Maíra |
author_facet |
Rocha Santos, Maíra Eleotério Soares Barroso, Áurea Barroso Azevedo Moura, Leides Miranda Forte Gomes, Marília |
author_role |
author |
author2 |
Eleotério Soares Barroso, Áurea Barroso Azevedo Moura, Leides Miranda Forte Gomes, Marília |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Santos, Maíra Eleotério Soares Barroso, Áurea Barroso Azevedo Moura, Leides Miranda Forte Gomes, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Pessoas Idosas Inclusão Educação ao longo da vida |
topic |
Políticas Educacionais Pessoas Idosas Inclusão Educação ao longo da vida |
description |
Este estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795 10.22196/rp.v25i1.7795 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795/4064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-22 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991632359424 |