Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Fernando
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nascimento, Silvania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608
Resumo: O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais.
id UNOCHAPO-1_dccd2f9f6036925c040184fb8a9bab51
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1608
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomiaStrategic decisionsactionsoutcomeshospitalscomplex organizations.O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais.Unochapecó2014-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/160810.22196/rp.v15i31.1608Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 129-148Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 129-1481984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608/1401Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLinhares, FernandoNascimento, Silvania2016-11-25T16:40:35Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1608Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:35Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
title Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
spellingShingle Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
Linhares, Fernando
Strategic decisions
actions
outcomes
hospitals
complex organizations.
title_short Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
title_full Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
title_fullStr Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
title_full_unstemmed Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
title_sort Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
author Linhares, Fernando
author_facet Linhares, Fernando
Nascimento, Silvania
author_role author
author2 Nascimento, Silvania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Fernando
Nascimento, Silvania
dc.subject.por.fl_str_mv Strategic decisions
actions
outcomes
hospitals
complex organizations.
topic Strategic decisions
actions
outcomes
hospitals
complex organizations.
description O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608
10.22196/rp.v15i31.1608
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i31.1608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608/1401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 129-148
Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 129-148
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992662061056