Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608 |
Resumo: | O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais. |
id |
UNOCHAPO-1_dccd2f9f6036925c040184fb8a9bab51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1608 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomiaStrategic decisionsactionsoutcomeshospitalscomplex organizations.O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais.Unochapecó2014-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/160810.22196/rp.v15i31.1608Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 129-148Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 129-1481984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608/1401Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLinhares, FernandoNascimento, Silvania2016-11-25T16:40:35Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1608Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:35Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
title |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
spellingShingle |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia Linhares, Fernando Strategic decisions actions outcomes hospitals complex organizations. |
title_short |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
title_full |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
title_fullStr |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
title_full_unstemmed |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
title_sort |
Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia |
author |
Linhares, Fernando |
author_facet |
Linhares, Fernando Nascimento, Silvania |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Silvania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Fernando Nascimento, Silvania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Strategic decisions actions outcomes hospitals complex organizations. |
topic |
Strategic decisions actions outcomes hospitals complex organizations. |
description |
O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608 10.22196/rp.v15i31.1608 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i31.1608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608/1401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 129-148 Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 129-148 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992662061056 |