COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha Ferreira de Oliveira, Camila, Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo, Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779
Resumo: Este artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida.
id UNOCHAPO-1_dd810e39a6d571d9d0b9f46360c533fa
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7779
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógicaRelação entre geraçõesCoeducaçãoEducação popularMediação dialéticaEnvelhecimentoEste artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/777910.22196/rp.v25i1.7779Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779/4059Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne PatriciaRocha Ferreira de Oliveira, CamilaNogueira Bezerra Rodrigues Matos, RodrigoAccioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7779Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
title COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
spellingShingle COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia
Relação entre gerações
Coeducação
Educação popular
Mediação dialética
Envelhecimento
title_short COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
title_full COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
title_fullStr COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
title_full_unstemmed COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
title_sort COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica
author Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia
author_facet Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia
Rocha Ferreira de Oliveira, Camila
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo
Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa
author_role author
author2 Rocha Ferreira de Oliveira, Camila
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo
Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Germanne Patricia
Rocha Ferreira de Oliveira, Camila
Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Rodrigo
Accioly Rodrigues da Costa Domingues, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Relação entre gerações
Coeducação
Educação popular
Mediação dialética
Envelhecimento
topic Relação entre gerações
Coeducação
Educação popular
Mediação dialética
Envelhecimento
description Este artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779
10.22196/rp.v25i1.7779
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7779/4059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991627116544