A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572 |
Resumo: | O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado. |
id |
UNOCHAPO-1_e4372c98e0614f9f03380203cc2a28c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4572 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃOEducaçãoFormação cristãPensamento freireano.O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado. Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/457210.22196/rp.v22i0.4572Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572/3195Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessParise Brandalise Dalsotto, MarianaLuchese, Terciane Ângela2020-09-07T10:42:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4572Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-09-07T10:42:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
title |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO Parise Brandalise Dalsotto, Mariana Educação Formação cristã Pensamento freireano. |
title_short |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
title_full |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
title_sort |
A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO |
author |
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana |
author_facet |
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana Luchese, Terciane Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Luchese, Terciane Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana Luchese, Terciane Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação cristã Pensamento freireano. |
topic |
Educação Formação cristã Pensamento freireano. |
description |
O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572 10.22196/rp.v22i0.4572 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572/3195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995482730496 |