A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luchese, Terciane Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572
Resumo: O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado. 
id UNOCHAPO-1_e4372c98e0614f9f03380203cc2a28c1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4572
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃOEducaçãoFormação cristãPensamento freireano.O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado. Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/457210.22196/rp.v22i0.4572Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572/3195Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessParise Brandalise Dalsotto, MarianaLuchese, Terciane Ângela2020-09-07T10:42:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4572Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-09-07T10:42:37Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
title A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
spellingShingle A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Educação
Formação cristã
Pensamento freireano.
title_short A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
title_full A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
title_fullStr A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
title_sort A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
author Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
author_facet Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Luchese, Terciane Ângela
author_role author
author2 Luchese, Terciane Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação cristã
Pensamento freireano.
topic Educação
Formação cristã
Pensamento freireano.
description O presente artigo busca entender a prática catequética como uma prática educacional. A relação entre as duas áreas é proposta a partir da concepção de ambas como formação humana (e para a humanização). Assim, alguns conceitos do pensamento freireano acerca da educação foram mobilizados, transpondo-os para a catequese, de modo que estes possam ser subsídios para o entendimento desta última como uma prática educacional. Ao abordar os conceitos de conscientização, autonomia, dialogicidade, formação e transformação, a intenção é que estes também contribuam para a reflexão sobre a prática catequética, com a intenção de torná-la uma prática com sentido para os catequizandos. Somente desta forma estes poderão formar suas bases para continuar a busca pelo ser mais cristão, que pode refletir na construção de um ser mais humanizado. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572
10.22196/rp.v22i0.4572
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4572/3195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995482730496