LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tatieli Trindade
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Fernando Icaro Jorge, Dinardi, Ailton Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488
Resumo: O presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. 
id UNOCHAPO-1_e67997c276d6a1bf346aa1f90cc586d8
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7488
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da NaturezaFormação docentePráticas pedagógicas Análise Textual DiscursivaO presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. Unochapecó2023-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/748810.22196/rp.v25i1.7488Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488/3939Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Tatieli Trindade Cunha, Fernando Icaro JorgeDinardi, Ailton Jesus 2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7488Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
title LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
spellingShingle LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
Lima, Tatieli Trindade
Formação docente
Práticas pedagógicas
Análise Textual Discursiva
title_short LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
title_full LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
title_fullStr LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
title_sort LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
author Lima, Tatieli Trindade
author_facet Lima, Tatieli Trindade
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Dinardi, Ailton Jesus
author_role author
author2 Cunha, Fernando Icaro Jorge
Dinardi, Ailton Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tatieli Trindade
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Dinardi, Ailton Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Práticas pedagógicas
Análise Textual Discursiva
topic Formação docente
Práticas pedagógicas
Análise Textual Discursiva
description O presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488
10.22196/rp.v25i1.7488
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488/3939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991593562112