LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488 |
Resumo: | O presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. |
id |
UNOCHAPO-1_e67997c276d6a1bf346aa1f90cc586d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7488 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da NaturezaFormação docentePráticas pedagógicas Análise Textual DiscursivaO presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. Unochapecó2023-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/748810.22196/rp.v25i1.7488Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-291984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488/3939Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Tatieli Trindade Cunha, Fernando Icaro JorgeDinardi, Ailton Jesus 2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7488Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
title |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
spellingShingle |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza Lima, Tatieli Trindade Formação docente Práticas pedagógicas Análise Textual Discursiva |
title_short |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
title_full |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
title_fullStr |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
title_sort |
LETRAMENTO CIENTÍFICO E A LUDICIDADE: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza |
author |
Lima, Tatieli Trindade |
author_facet |
Lima, Tatieli Trindade Cunha, Fernando Icaro Jorge Dinardi, Ailton Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Fernando Icaro Jorge Dinardi, Ailton Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Tatieli Trindade Cunha, Fernando Icaro Jorge Dinardi, Ailton Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Práticas pedagógicas Análise Textual Discursiva |
topic |
Formação docente Práticas pedagógicas Análise Textual Discursiva |
description |
O presente estudo objetivou investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza com relação às suas práticas pedagógicas e a utilização da ludicidade enquanto proposta metodológica para o desenvolvimento do Letramento Científico (LC). Metodologicamente foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, caracterizando um estudo de caso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Deste processo de análise, emergiram três categorias finais, sendo elas: 1. Ludicidade: Percepções e Contribuições; 2. A Ludicidade como uma possibilidade pedagógica; 3. O Letramento Científico por meio da Ludicidade. Como resultados, pode-se inferir que, de acordo com as percepções das professoras, a Ludicidade está relacionada a jogos e brincadeiras e como aliada da aprendizagem significativa, estando atrelada às atividades práticas. As docentes percebem a necessidade da busca de novas estratégias para que as práticas educativas sejam mais interessantes e motivadoras e entendem a importância da Ludicidade como uma possibilidade pedagógica que pode auxiliar neste sentido. Sobre o LC elas ainda não têm clareza quanto ao significado do termo, porém acreditam que a Ludicidade pode ser uma ferramenta facilitadora que poderá contribuir para o desenvolvimento do LC. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488 10.22196/rp.v25i1.7488 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7488/3939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-29 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991593562112 |