Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonadio, Letícia de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214062
Resumo: O presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino.
id UNSP_82db06fde2980550207d894a7402ff17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214062
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciênciasTeacher training for teaching botany: some contributions from research in science educationSaberes docentesAnálise textual discursivaFormação de professoresO presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonadio, Letícia de Castro2021-08-18T14:11:46Z2021-08-18T14:11:46Z2021-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:26:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:18.168887Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
Teacher training for teaching botany: some contributions from research in science education
title Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
spellingShingle Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
Bonadio, Letícia de Castro
Saberes docentes
Análise textual discursiva
Formação de professores
title_short Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
title_full Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
title_fullStr Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
title_full_unstemmed Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
title_sort Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
author Bonadio, Letícia de Castro
author_facet Bonadio, Letícia de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonadio, Letícia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Análise textual discursiva
Formação de professores
topic Saberes docentes
Análise textual discursiva
Formação de professores
description O presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18T14:11:46Z
2021-08-18T14:11:46Z
2021-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214062
url http://hdl.handle.net/11449/214062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129393982177280