Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214062 |
Resumo: | O presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino. |
id |
UNSP_82db06fde2980550207d894a7402ff17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214062 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciênciasTeacher training for teaching botany: some contributions from research in science educationSaberes docentesAnálise textual discursivaFormação de professoresO presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonadio, Letícia de Castro2021-08-18T14:11:46Z2021-08-18T14:11:46Z2021-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:26:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:18.168887Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências Teacher training for teaching botany: some contributions from research in science education |
title |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências |
spellingShingle |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências Bonadio, Letícia de Castro Saberes docentes Análise textual discursiva Formação de professores |
title_short |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências |
title_full |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências |
title_fullStr |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências |
title_sort |
Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências |
author |
Bonadio, Letícia de Castro |
author_facet |
Bonadio, Letícia de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonadio, Letícia de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes Análise textual discursiva Formação de professores |
topic |
Saberes docentes Análise textual discursiva Formação de professores |
description |
O presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18T14:11:46Z 2021-08-18T14:11:46Z 2021-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214062 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129393982177280 |