Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Roberta Gama
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933
Resumo: O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais.
id UNOCHAPO-1_ea85cc64f0e3354cd807dee308218ca3
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3933
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)Informáticateoria educacionalprocesso de ensino-aprendizagemnovas tecnologias.O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais.Unochapecó2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/393310.22196/rp.v20i45.3933Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 162-181Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 162-1811984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933/2647Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Roberta GamaMuñoz Palafox, Gabriel Humberto2019-05-15T13:25:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3933Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-05-15T13:25:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
title Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
spellingShingle Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
Brito, Roberta Gama
Informática
teoria educacional
processo de ensino-aprendizagem
novas tecnologias.
title_short Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
title_full Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
title_fullStr Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
title_full_unstemmed Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
title_sort Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
author Brito, Roberta Gama
author_facet Brito, Roberta Gama
Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
author_role author
author2 Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Roberta Gama
Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
teoria educacional
processo de ensino-aprendizagem
novas tecnologias.
topic Informática
teoria educacional
processo de ensino-aprendizagem
novas tecnologias.
description O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933
10.22196/rp.v20i45.3933
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i45.3933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933/2647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 162-181
Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 162-181
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994249605120