Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933 |
Resumo: | O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais. |
id |
UNOCHAPO-1_ea85cc64f0e3354cd807dee308218ca3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3933 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)Informáticateoria educacionalprocesso de ensino-aprendizagemnovas tecnologias.O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais.Unochapecó2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/393310.22196/rp.v20i45.3933Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 162-181Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 162-1811984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933/2647Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Roberta GamaMuñoz Palafox, Gabriel Humberto2019-05-15T13:25:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3933Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-05-15T13:25:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
title |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
spellingShingle |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) Brito, Roberta Gama Informática teoria educacional processo de ensino-aprendizagem novas tecnologias. |
title_short |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
title_full |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
title_fullStr |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
title_full_unstemmed |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
title_sort |
Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015) |
author |
Brito, Roberta Gama |
author_facet |
Brito, Roberta Gama Muñoz Palafox, Gabriel Humberto |
author_role |
author |
author2 |
Muñoz Palafox, Gabriel Humberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Roberta Gama Muñoz Palafox, Gabriel Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática teoria educacional processo de ensino-aprendizagem novas tecnologias. |
topic |
Informática teoria educacional processo de ensino-aprendizagem novas tecnologias. |
description |
O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933 10.22196/rp.v20i45.3933 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v20i45.3933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933/2647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 162-181 Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 162-181 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994249605120 |