UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539 |
Resumo: | Este artigo desenvolve uma análise sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e suas relações com a educação. O texto examina o WhatsApp enquanto uma tecnologia frugal, ou seja, de fácil uso e baixo custo. O estudo está organizado a partir de dois movimentos, sendo o primeiro uma apresentação do aplicativo, e o segundo desenvolve uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do WhatsApp na educação escolarizada. Para ambos intentos, acionam-se autores como Gere (2008), Tomilinson (2008), Whitesides (2012), entre outros, explorando aspectos sobre as tecnologias frugais, educação e cultura digital. Os achados da análise indicam um aplicativo que tem crescido em termos de popularidade. Entre as vantagens dos seus usos estão o reduzido custo, o entrecruzamento de linguagens e a mobilidade. Já entre as desvantagens pode-se considerar certa continuação da função de professor para além do expediente laboral, apontando indícios de um sistema tecnológico orientado a uma cultura do imediatismo. |
id |
UNOCHAPO-1_ff15cdd715ab9116fa35d230c8f4f8e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4539 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugaisTecnologias FrugaisWhatsAppEducaçãoEste artigo desenvolve uma análise sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e suas relações com a educação. O texto examina o WhatsApp enquanto uma tecnologia frugal, ou seja, de fácil uso e baixo custo. O estudo está organizado a partir de dois movimentos, sendo o primeiro uma apresentação do aplicativo, e o segundo desenvolve uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do WhatsApp na educação escolarizada. Para ambos intentos, acionam-se autores como Gere (2008), Tomilinson (2008), Whitesides (2012), entre outros, explorando aspectos sobre as tecnologias frugais, educação e cultura digital. Os achados da análise indicam um aplicativo que tem crescido em termos de popularidade. Entre as vantagens dos seus usos estão o reduzido custo, o entrecruzamento de linguagens e a mobilidade. Já entre as desvantagens pode-se considerar certa continuação da função de professor para além do expediente laboral, apontando indícios de um sistema tecnológico orientado a uma cultura do imediatismo.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/453910.22196/rp.v22i0.4539Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-15Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539/3115Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolazzo, Sandro Faccin2020-07-27T18:29:09Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4539Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-27T18:29:09Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
title |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais Bortolazzo, Sandro Faccin Tecnologias Frugais Educação |
title_short |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
title_full |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
title_sort |
UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais |
author |
Bortolazzo, Sandro Faccin |
author_facet |
Bortolazzo, Sandro Faccin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolazzo, Sandro Faccin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Frugais Educação |
topic |
Tecnologias Frugais Educação |
description |
Este artigo desenvolve uma análise sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e suas relações com a educação. O texto examina o WhatsApp enquanto uma tecnologia frugal, ou seja, de fácil uso e baixo custo. O estudo está organizado a partir de dois movimentos, sendo o primeiro uma apresentação do aplicativo, e o segundo desenvolve uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do WhatsApp na educação escolarizada. Para ambos intentos, acionam-se autores como Gere (2008), Tomilinson (2008), Whitesides (2012), entre outros, explorando aspectos sobre as tecnologias frugais, educação e cultura digital. Os achados da análise indicam um aplicativo que tem crescido em termos de popularidade. Entre as vantagens dos seus usos estão o reduzido custo, o entrecruzamento de linguagens e a mobilidade. Já entre as desvantagens pode-se considerar certa continuação da função de professor para além do expediente laboral, apontando indícios de um sistema tecnológico orientado a uma cultura do imediatismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539 10.22196/rp.v22i0.4539 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539/3115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-15 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-15 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995480633344 |