UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolazzo, Sandro Faccin
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539
Resumo: Este artigo desenvolve uma análise sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e suas relações com a educação. O texto examina o WhatsApp enquanto uma tecnologia frugal, ou seja, de fácil uso e baixo custo. O estudo está organizado a partir de dois movimentos, sendo o primeiro uma apresentação do aplicativo, e o segundo desenvolve uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do WhatsApp na educação escolarizada. Para ambos intentos, acionam-se autores como Gere (2008), Tomilinson (2008), Whitesides (2012), entre outros, explorando aspectos sobre as tecnologias frugais, educação e cultura digital. Os achados da análise indicam um aplicativo que tem crescido em termos de popularidade. Entre as vantagens dos seus usos estão o reduzido custo, o entrecruzamento de linguagens e a mobilidade. Já entre as desvantagens pode-se considerar certa continuação da função de professor para além do expediente laboral, apontando indícios de um sistema tecnológico orientado a uma cultura do imediatismo.
id UNOCHAPO-1_ff15cdd715ab9116fa35d230c8f4f8e2
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4539
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugaisTecnologias FrugaisWhatsAppEducaçãoEste artigo desenvolve uma análise sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e suas relações com a educação. O texto examina o WhatsApp enquanto uma tecnologia frugal, ou seja, de fácil uso e baixo custo. O estudo está organizado a partir de dois movimentos, sendo o primeiro uma apresentação do aplicativo, e o segundo desenvolve uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do WhatsApp na educação escolarizada. Para ambos intentos, acionam-se autores como Gere (2008), Tomilinson (2008), Whitesides (2012), entre outros, explorando aspectos sobre as tecnologias frugais, educação e cultura digital. Os achados da análise indicam um aplicativo que tem crescido em termos de popularidade. Entre as vantagens dos seus usos estão o reduzido custo, o entrecruzamento de linguagens e a mobilidade. Já entre as desvantagens pode-se considerar certa continuação da função de professor para além do expediente laboral, apontando indícios de um sistema tecnológico orientado a uma cultura do imediatismo.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/453910.22196/rp.v22i0.4539Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-15Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539/3115Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolazzo, Sandro Faccin2020-07-27T18:29:09Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4539Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-27T18:29:09Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
title UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
spellingShingle UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
Bortolazzo, Sandro Faccin
Tecnologias Frugais
WhatsApp
Educação
title_short UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
title_full UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
title_fullStr UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
title_sort UMA ANÁLISE SOBRE O WHATSAPP E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO: dos aplicativos às tecnologias frugais
author Bortolazzo, Sandro Faccin
author_facet Bortolazzo, Sandro Faccin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolazzo, Sandro Faccin
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Frugais
WhatsApp
Educação
topic Tecnologias Frugais
WhatsApp
Educação
description Este artigo desenvolve uma análise sobre o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e suas relações com a educação. O texto examina o WhatsApp enquanto uma tecnologia frugal, ou seja, de fácil uso e baixo custo. O estudo está organizado a partir de dois movimentos, sendo o primeiro uma apresentação do aplicativo, e o segundo desenvolve uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da utilização do WhatsApp na educação escolarizada. Para ambos intentos, acionam-se autores como Gere (2008), Tomilinson (2008), Whitesides (2012), entre outros, explorando aspectos sobre as tecnologias frugais, educação e cultura digital. Os achados da análise indicam um aplicativo que tem crescido em termos de popularidade. Entre as vantagens dos seus usos estão o reduzido custo, o entrecruzamento de linguagens e a mobilidade. Já entre as desvantagens pode-se considerar certa continuação da função de professor para além do expediente laboral, apontando indícios de um sistema tecnológico orientado a uma cultura do imediatismo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539
10.22196/rp.v22i0.4539
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4539/3115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-15
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-15
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995480633344