OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidt, Paulino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kummer, Cecilia Maria Werner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2507
Resumo: O presente artigo organiza-se em torno dos fatores extramuros e seus impactos no IDEB dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, no Oeste de Santa Catarina, considerando suas múltiplas significações e dimensões. Para tanto, apresenta o horizonte teórico-conceitual da temática e uma pesquisa empírica com cinco professores aposentados e que vivenciaram o processo de colonização e implantação da escola paroquial. Nesta perspectiva pretende responder ao problema central: Os bons Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) medidos pela Avaliação em Grande Escala podem ser explicados pela trajetória histórica e cultural de um povo? O estudo também pretende contribuir para a crescente centralidade no quadro dos debates, das decisões e das práticas educativas nas escolas: focar a prática pedagógica para as avaliações em larga escala ou respeitar a autonomia pedagógica dos docentes? A responsabilização do professor e da escola pelos índices bons ou deficitários é apenas mais uma face do movimento mais amplo na gestão pública. Os índices passam a ser entendidos como um valor que deve guiar as políticas públicas para a educação, como uma forma de prestação de contas a sociedade. A responsabilização, a desautorização e a naturalização recebem uma importância cada vez maior neste contexto, ignorando os fatores extramuros que impactam nos índices.
id UNOCHAPO-2_2587d45e4c21b383a1f80d0d13ce1e40
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2507
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALAO presente artigo organiza-se em torno dos fatores extramuros e seus impactos no IDEB dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, no Oeste de Santa Catarina, considerando suas múltiplas significações e dimensões. Para tanto, apresenta o horizonte teórico-conceitual da temática e uma pesquisa empírica com cinco professores aposentados e que vivenciaram o processo de colonização e implantação da escola paroquial. Nesta perspectiva pretende responder ao problema central: Os bons Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) medidos pela Avaliação em Grande Escala podem ser explicados pela trajetória histórica e cultural de um povo? O estudo também pretende contribuir para a crescente centralidade no quadro dos debates, das decisões e das práticas educativas nas escolas: focar a prática pedagógica para as avaliações em larga escala ou respeitar a autonomia pedagógica dos docentes? A responsabilização do professor e da escola pelos índices bons ou deficitários é apenas mais uma face do movimento mais amplo na gestão pública. Os índices passam a ser entendidos como um valor que deve guiar as políticas públicas para a educação, como uma forma de prestação de contas a sociedade. A responsabilização, a desautorização e a naturalização recebem uma importância cada vez maior neste contexto, ignorando os fatores extramuros que impactam nos índices.Unochapecó2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/250710.22295/grifos.v23i36/37.2507Revista Grifos; v. 23 n. 36/37 (2014): Dossiê Temática Livre; 97-1152175-015710.22295/grifos.v23i36/37reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2507/1763Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessEidt, PaulinoKummer, Cecilia Maria Werner2017-03-24T06:18:37Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2507Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:18:37Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
title OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
spellingShingle OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
Eidt, Paulino
title_short OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
title_full OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
title_fullStr OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
title_full_unstemmed OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
title_sort OS ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS NA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
author Eidt, Paulino
author_facet Eidt, Paulino
Kummer, Cecilia Maria Werner
author_role author
author2 Kummer, Cecilia Maria Werner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidt, Paulino
Kummer, Cecilia Maria Werner
description O presente artigo organiza-se em torno dos fatores extramuros e seus impactos no IDEB dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, no Oeste de Santa Catarina, considerando suas múltiplas significações e dimensões. Para tanto, apresenta o horizonte teórico-conceitual da temática e uma pesquisa empírica com cinco professores aposentados e que vivenciaram o processo de colonização e implantação da escola paroquial. Nesta perspectiva pretende responder ao problema central: Os bons Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) medidos pela Avaliação em Grande Escala podem ser explicados pela trajetória histórica e cultural de um povo? O estudo também pretende contribuir para a crescente centralidade no quadro dos debates, das decisões e das práticas educativas nas escolas: focar a prática pedagógica para as avaliações em larga escala ou respeitar a autonomia pedagógica dos docentes? A responsabilização do professor e da escola pelos índices bons ou deficitários é apenas mais uma face do movimento mais amplo na gestão pública. Os índices passam a ser entendidos como um valor que deve guiar as políticas públicas para a educação, como uma forma de prestação de contas a sociedade. A responsabilização, a desautorização e a naturalização recebem uma importância cada vez maior neste contexto, ignorando os fatores extramuros que impactam nos índices.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2507
10.22295/grifos.v23i36/37.2507
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2507
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v23i36/37.2507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/2507/1763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 23 n. 36/37 (2014): Dossiê Temática Livre; 97-115
2175-0157
10.22295/grifos.v23i36/37
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067366871334912