Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pradeiczuk, Aline
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Renk, Arlene, Danieli, Marcos Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3272
Resumo: Este trabalho objetiva observar a percepção do ambiente por moradores da zona de amortecimento de uma Unidade de Conservação (UC) do Oeste de Santa Catarina, o Parque Estadual das Araucárias, assim como compreender os principais problemas que os afetam, além de destacar a importância da participação desses residentes para a conservação da biodiversidade. Além disso, buscou-se, também, identificar os aspectos positivos e negativos que a Unidade de Conservação representa para essas comunidades, para que, a partir disso, possam ser tomadas ações voltadas à Educação Ambiental e realizados novos programas de conservação ambiental. Foram analisados dados sobre a unidade e o ambiente com a finalidade de proporcionar ferramentas para a conservação e elementos de qualificação de planejamento e gestão. A Unidade de Conservação fica localizada entre os municípios de Galvão e São Domingos, na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó. Ao total foram realizadas 16 entrevistas em seis diferentes comunidades. Dos dados da pesquisa sobre a Unidade de Conservação, seis dos entrevistados já ouviram falar na palavra UC, porém dez desconhecem o termo científico da palavra. Sobre a percepção ambiental, poucos moradores souberam definir o que é ambiente, relacionando-o com a preservação. Os dados da pesquisa representam a delicada situação dessa UC, porém, é preciso compreender como as comunidades locais percebem o ambiente em que estão vivendo e quais são os problemas por eles enfrentados para que, a partir disso, a relação entre os envolvidos seja fortalecida e para que os objetivos da unidade sejam alcançados.
id UNOCHAPO-2_de566af17a447434e24742d1c9843547
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3272
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das AraucáriasLivro didático. Saúde indígena. Educação escolar indígena. Educação problematizadora.Este trabalho objetiva observar a percepção do ambiente por moradores da zona de amortecimento de uma Unidade de Conservação (UC) do Oeste de Santa Catarina, o Parque Estadual das Araucárias, assim como compreender os principais problemas que os afetam, além de destacar a importância da participação desses residentes para a conservação da biodiversidade. Além disso, buscou-se, também, identificar os aspectos positivos e negativos que a Unidade de Conservação representa para essas comunidades, para que, a partir disso, possam ser tomadas ações voltadas à Educação Ambiental e realizados novos programas de conservação ambiental. Foram analisados dados sobre a unidade e o ambiente com a finalidade de proporcionar ferramentas para a conservação e elementos de qualificação de planejamento e gestão. A Unidade de Conservação fica localizada entre os municípios de Galvão e São Domingos, na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó. Ao total foram realizadas 16 entrevistas em seis diferentes comunidades. Dos dados da pesquisa sobre a Unidade de Conservação, seis dos entrevistados já ouviram falar na palavra UC, porém dez desconhecem o termo científico da palavra. Sobre a percepção ambiental, poucos moradores souberam definir o que é ambiente, relacionando-o com a preservação. Os dados da pesquisa representam a delicada situação dessa UC, porém, é preciso compreender como as comunidades locais percebem o ambiente em que estão vivendo e quais são os problemas por eles enfrentados para que, a partir disso, a relação entre os envolvidos seja fortalecida e para que os objetivos da unidade sejam alcançados.Unochapecó2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/327210.22295/grifos.v24i38/39.3272Revista Grifos; v. 24 n. 38/39 (2015): Dossiê Temática Livre; 13-322175-015710.22295/grifos.v24i38/39reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3272/1881Copyright (c) 2016 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPradeiczuk, AlineRenk, ArleneDanieli, Marcos Alexandre2017-03-24T06:18:53Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3272Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:18:53Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
title Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
spellingShingle Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
Pradeiczuk, Aline
Livro didático. Saúde indígena. Educação escolar indígena. Educação problematizadora.
title_short Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
title_full Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
title_fullStr Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
title_full_unstemmed Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
title_sort Percepção ambiental no entorno da unidade de conservação Parque Estadual das Araucárias
author Pradeiczuk, Aline
author_facet Pradeiczuk, Aline
Renk, Arlene
Danieli, Marcos Alexandre
author_role author
author2 Renk, Arlene
Danieli, Marcos Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pradeiczuk, Aline
Renk, Arlene
Danieli, Marcos Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático. Saúde indígena. Educação escolar indígena. Educação problematizadora.
topic Livro didático. Saúde indígena. Educação escolar indígena. Educação problematizadora.
description Este trabalho objetiva observar a percepção do ambiente por moradores da zona de amortecimento de uma Unidade de Conservação (UC) do Oeste de Santa Catarina, o Parque Estadual das Araucárias, assim como compreender os principais problemas que os afetam, além de destacar a importância da participação desses residentes para a conservação da biodiversidade. Além disso, buscou-se, também, identificar os aspectos positivos e negativos que a Unidade de Conservação representa para essas comunidades, para que, a partir disso, possam ser tomadas ações voltadas à Educação Ambiental e realizados novos programas de conservação ambiental. Foram analisados dados sobre a unidade e o ambiente com a finalidade de proporcionar ferramentas para a conservação e elementos de qualificação de planejamento e gestão. A Unidade de Conservação fica localizada entre os municípios de Galvão e São Domingos, na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó. Ao total foram realizadas 16 entrevistas em seis diferentes comunidades. Dos dados da pesquisa sobre a Unidade de Conservação, seis dos entrevistados já ouviram falar na palavra UC, porém dez desconhecem o termo científico da palavra. Sobre a percepção ambiental, poucos moradores souberam definir o que é ambiente, relacionando-o com a preservação. Os dados da pesquisa representam a delicada situação dessa UC, porém, é preciso compreender como as comunidades locais percebem o ambiente em que estão vivendo e quais são os problemas por eles enfrentados para que, a partir disso, a relação entre os envolvidos seja fortalecida e para que os objetivos da unidade sejam alcançados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3272
10.22295/grifos.v24i38/39.3272
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3272
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v24i38/39.3272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3272/1881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 24 n. 38/39 (2015): Dossiê Temática Livre; 13-32
2175-0157
10.22295/grifos.v24i38/39
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067366884966400