DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marina Mendes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Neto, Bezamat Souza, Granjeiro, Paulo Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/6488
Resumo: Um obstáculo para o Brasil ser reconhecido mundialmente por suas pesquisas em biotecnologia está na burocracia de processos para a aprovação de solicitações, incluindo autorizações de comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos e animais, o acesso ao patrimônio genético nacional, autorizações estaduais e os pedidos de patentes. O objetivo deste trabalho foi apresentar fluxogramas dos trâmites de acesso às solicitações nas áreas biológicas e afins e as documentações exigidas em cada caso, de modo a servir como fonte de consulta para os pesquisadores na prática. Em razão do excesso de formulários, prazos, entre outras documentações regulamentares, existem resultados desfavoráveis relacionados à produção nacional científica, incluindo a produção de patentes nacionais. Embora a regularização governamental sobre o envolvimento de seres humanos e animais em pesquisas, o acesso ao patrimônio genético e o pedido de patentes sejam essenciais para a preservação da biodiversidade do país, a prevenção de danos e o respeito à propriedade, existem alguns entraves que geram reflexos negativos no crescimento científico nacional. Palavras-chave: Produção do conhecimento. Biotecnologia. Entraves burocráticos.
id UNOESC-2_56ba901dac2a1c19567f12badb82a10d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6488
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIAProdução do conhecimentobiotecnologia e entraves burocráticos.Um obstáculo para o Brasil ser reconhecido mundialmente por suas pesquisas em biotecnologia está na burocracia de processos para a aprovação de solicitações, incluindo autorizações de comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos e animais, o acesso ao patrimônio genético nacional, autorizações estaduais e os pedidos de patentes. O objetivo deste trabalho foi apresentar fluxogramas dos trâmites de acesso às solicitações nas áreas biológicas e afins e as documentações exigidas em cada caso, de modo a servir como fonte de consulta para os pesquisadores na prática. Em razão do excesso de formulários, prazos, entre outras documentações regulamentares, existem resultados desfavoráveis relacionados à produção nacional científica, incluindo a produção de patentes nacionais. Embora a regularização governamental sobre o envolvimento de seres humanos e animais em pesquisas, o acesso ao patrimônio genético e o pedido de patentes sejam essenciais para a preservação da biodiversidade do país, a prevenção de danos e o respeito à propriedade, existem alguns entraves que geram reflexos negativos no crescimento científico nacional. Palavras-chave: Produção do conhecimento. Biotecnologia. Entraves burocráticos.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/648810.18593/eba.v15i1.6488Evidence; Vol. 15 No. 1 (2015): Evidência_Ciência_e_Biotecnologia; 19-36Evidência; v. 15 n. 1 (2015): Evidência_Ciência_e_Biotecnologia; 19-362236-60591519-528710.18593/eba.v15i1reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/6488/4009Oliveira, Marina MendesNeto, Bezamat SouzaGranjeiro, Paulo Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T20:57:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6488Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T20:57:10Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
title DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
spellingShingle DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
Oliveira, Marina Mendes
Produção do conhecimento
biotecnologia e entraves burocráticos.
title_short DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
title_full DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
title_fullStr DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
title_full_unstemmed DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
title_sort DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOTECNOLOGIA
author Oliveira, Marina Mendes
author_facet Oliveira, Marina Mendes
Neto, Bezamat Souza
Granjeiro, Paulo Afonso
author_role author
author2 Neto, Bezamat Souza
Granjeiro, Paulo Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marina Mendes
Neto, Bezamat Souza
Granjeiro, Paulo Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Produção do conhecimento
biotecnologia e entraves burocráticos.
topic Produção do conhecimento
biotecnologia e entraves burocráticos.
description Um obstáculo para o Brasil ser reconhecido mundialmente por suas pesquisas em biotecnologia está na burocracia de processos para a aprovação de solicitações, incluindo autorizações de comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos e animais, o acesso ao patrimônio genético nacional, autorizações estaduais e os pedidos de patentes. O objetivo deste trabalho foi apresentar fluxogramas dos trâmites de acesso às solicitações nas áreas biológicas e afins e as documentações exigidas em cada caso, de modo a servir como fonte de consulta para os pesquisadores na prática. Em razão do excesso de formulários, prazos, entre outras documentações regulamentares, existem resultados desfavoráveis relacionados à produção nacional científica, incluindo a produção de patentes nacionais. Embora a regularização governamental sobre o envolvimento de seres humanos e animais em pesquisas, o acesso ao patrimônio genético e o pedido de patentes sejam essenciais para a preservação da biodiversidade do país, a prevenção de danos e o respeito à propriedade, existem alguns entraves que geram reflexos negativos no crescimento científico nacional. Palavras-chave: Produção do conhecimento. Biotecnologia. Entraves burocráticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/6488
10.18593/eba.v15i1.6488
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/6488
identifier_str_mv 10.18593/eba.v15i1.6488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/6488/4009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 15 No. 1 (2015): Evidência_Ciência_e_Biotecnologia; 19-36
Evidência; v. 15 n. 1 (2015): Evidência_Ciência_e_Biotecnologia; 19-36
2236-6059
1519-5287
10.18593/eba.v15i1
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221116474589184