Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maurício dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3858
Resumo: No ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.
id UNEB-8_2eb87232acf895c595f5e4b05ea790cd
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3858
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BARemote teaching during the pandemic: strategies and challenges in the biology curriculum component at a public school in Alagoinhas-BAEducaçãoMediação de saberesEntravesNo ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.In 2020, the covid-19 pandemic, a viral disease that causes severe acute respiratory syndrome (SARSCOV2), had repercussions on the adoption of preventive measures, with emphasis on social distancing. This practice urgently implied the implementation of remote teaching in Basic Education, since, in the face of the pandemic context, there was a need to establish a link between social distancing measures and continuity of knowledge mediation. Thus, the objective of this study was to explain strategies and challenges faced in the teaching and learning process of the Biology curricular component, in the remote teaching modality, in a state public school in the municipality of Alagoinhas-BA. The nature of this research is basic and qualitative and it is an exploratory study, whose objectives were achieved by applying obedience to 04 (four) Biology teachers. Considering the effective methodological path, it can be seen that remote teaching, despite the immense challenge, could provide positive points to education.Barreto, Antonio Geraldo da Silva SáQueiroz, Magnólia SilvaConceição, Eltamara Souza daPinto, Maurício dos Santos2022-12-26T22:13:06Z2022-12-26T22:13:06Z2022-12-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPINTO, Maurício dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente currícular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-18T03:00:22Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3858Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-18T03:00:22Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
Remote teaching during the pandemic: strategies and challenges in the biology curriculum component at a public school in Alagoinhas-BA
title Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
spellingShingle Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
Pinto, Maurício dos Santos
Educação
Mediação de saberes
Entraves
title_short Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
title_full Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
title_fullStr Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
title_full_unstemmed Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
title_sort Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA
author Pinto, Maurício dos Santos
author_facet Pinto, Maurício dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá
Queiroz, Magnólia Silva
Conceição, Eltamara Souza da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maurício dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mediação de saberes
Entraves
topic Educação
Mediação de saberes
Entraves
description No ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26T22:13:06Z
2022-12-26T22:13:06Z
2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Maurício dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente currícular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3858
identifier_str_mv PINTO, Maurício dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente currícular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148386598912