CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Born, Bárbara Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chappaz, Raíssa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286
Resumo: O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. 
id UNOESC-3_18010cad525ea7d7f5565208cc7a8691
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4286
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 371-3902177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/pdf_45https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/xml_22Born, Bárbara BarbosaChappaz, Raíssa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:08:00Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4286Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:08Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
title CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
spellingShingle CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
Born, Bárbara Barbosa
title_short CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
title_full CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
title_fullStr CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
title_full_unstemmed CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
title_sort CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
author Born, Bárbara Barbosa
author_facet Born, Bárbara Barbosa
Chappaz, Raíssa de Oliveira
author_role author
author2 Chappaz, Raíssa de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Born, Bárbara Barbosa
Chappaz, Raíssa de Oliveira
description O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/pdf_45
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/xml_22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390
Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 371-390
Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390
Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 371-390
Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 371-390
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529632739328