CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. |
id |
UNOESC-3_18010cad525ea7d7f5565208cc7a8691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4286 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps?O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 371-390Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 371-3902177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/pdf_45https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/xml_22Born, Bárbara BarbosaChappaz, Raíssa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:08:00Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4286Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:08Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
title |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
spellingShingle |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? Born, Bárbara Barbosa |
title_short |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
title_full |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
title_fullStr |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
title_sort |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: REDUCIONISMO OU IMBRICAÇÕES? / Curriculum and external evaluation on municipal schools of São Paulo city: reductionism or overlaps? |
author |
Born, Bárbara Barbosa |
author_facet |
Born, Bárbara Barbosa Chappaz, Raíssa de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Chappaz, Raíssa de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Born, Bárbara Barbosa Chappaz, Raíssa de Oliveira |
description |
O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.Palavras-chave: Avaliação externa. Política curricular. Prova São Paulo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/pdf_45 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4286/xml_22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390 Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 371-390 Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 371-390 Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 371-390 Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 371-390 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529632739328 |