A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360 |
Resumo: | Este texto teve por objetivo analisar a relação público-privado que se estabelece no ensino médio profissionalizante por meio da promulgação da Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como metodologia o referencial de análise de discurso desenvolvido por Fairclough denominada Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). As análises desenvolvidas evidenciam que, ainda que pese as necessidades de profissionalização no País, o Programa em questão contribuiu para ampliar as parcerias público-privado e não oportunizou superar a dualidade estrutural que acompanha o desenvolvimento do ensino médio e da educação profissional no Brasil.Palavras-chave: Políticas para educação básica. Ensino médio. Pronatec. Educação profissional. |
id |
UNOESC-3_198bf6b1b9d06b04df662df58e3b6e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6360 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high schoolEste texto teve por objetivo analisar a relação público-privado que se estabelece no ensino médio profissionalizante por meio da promulgação da Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como metodologia o referencial de análise de discurso desenvolvido por Fairclough denominada Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). As análises desenvolvidas evidenciam que, ainda que pese as necessidades de profissionalização no País, o Programa em questão contribuiu para ampliar as parcerias público-privado e não oportunizou superar a dualidade estrutural que acompanha o desenvolvimento do ensino médio e da educação profissional no Brasil.Palavras-chave: Políticas para educação básica. Ensino médio. Pronatec. Educação profissional.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-2042177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360/pdf_67https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360/xml_46Godoi, JaneteCampos, Rosâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:06:35Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6360Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:06:35Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
title |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
spellingShingle |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school Godoi, Janete |
title_short |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
title_full |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
title_fullStr |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
title_sort |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school |
author |
Godoi, Janete |
author_facet |
Godoi, Janete Campos, Rosânia |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Rosânia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Janete Campos, Rosânia |
description |
Este texto teve por objetivo analisar a relação público-privado que se estabelece no ensino médio profissionalizante por meio da promulgação da Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como metodologia o referencial de análise de discurso desenvolvido por Fairclough denominada Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). As análises desenvolvidas evidenciam que, ainda que pese as necessidades de profissionalização no País, o Programa em questão contribuiu para ampliar as parcerias público-privado e não oportunizou superar a dualidade estrutural que acompanha o desenvolvimento do ensino médio e da educação profissional no Brasil.Palavras-chave: Políticas para educação básica. Ensino médio. Pronatec. Educação profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360/pdf_67 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6360/xml_46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 183-204 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529667342336 |