A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.Palavras-chave: Pesquisa Narrativa. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. |
id |
UNOESC-3_28aee16a34b6d52d2f53b930870f1e4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8878 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAMO objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.Palavras-chave: Pesquisa Narrativa. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/887810.18593/r.v41i1.8878Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-1342177-60590104-431110.18593/r.v41i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878/13757Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMariani, Fábiode Arruda Monteiro, Filomena Maria2019-11-19T21:47:26Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8878Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T21:47:26Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
title |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
spellingShingle |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM Mariani, Fábio |
title_short |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
title_full |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
title_fullStr |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
title_sort |
A PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES QUE SE POTENCIALIZAM |
author |
Mariani, Fábio |
author_facet |
Mariani, Fábio de Arruda Monteiro, Filomena Maria |
author_role |
author |
author2 |
de Arruda Monteiro, Filomena Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariani, Fábio de Arruda Monteiro, Filomena Maria |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.Palavras-chave: Pesquisa Narrativa. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878 10.18593/r.v41i1.8878 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v41i1.8878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878/pdf https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8878/13757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134 Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134 Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134 Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134 Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 109-134 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v41i1 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529757519872 |