A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8848 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar o conceito de currículo integrado tal como proposto na reforma da formação de professores da educação básica. Para compor o corpus, delimita-se como objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura aprovados pelo MEC, em fevereiro de 2002. Argumenta-se que as propostas fundamentadas na concepção de currículo integrado têm sido historicamente associadas às teorias curriculares críticas, porquanto originárias de discursos provenientes de movimentos progressistas que lutavam contra a mercantilização do ensino e a fragmentação dos saberes escolarizados. Nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, a perspectiva de integração curricular destina-se a atender à necessidade de desenvolvimento do aluno para aquela etapa de escolarização. Essa visão, perfeitamente sintonizada com recomendações de organizações internacionais que buscam adequar a educação do professor ao processo de sobrevivência do capitalismo, apesar de assumir uma aparência de inovação e de crítica, não favorece a produção de reflexões sobre os conhecimentos a serem ensinados, nem potencializa a capacidade transformadora do currículo; ela tão-somente oportuniza ao futuro professor a aquisição de um saber mais homogêneo e geral, associado às situações da sua atuação no universo da sala de aula. Conclui-se que a concepção de integração proposta para a reforma da formação de professores da educação básica filia-se a perspectivas eficientistas de organização dos currículos escolares, as quais propugnam para o educador uma profissionalidade instrumental-tecnicista.Palavras-chave: Diretrizes Nacionais. Formação do professor da educação básica. Currículo integrado. |
id |
UNOESC-3_3bd116691c54b1b4c3486cea6b96adec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8848 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAO objetivo deste texto é analisar o conceito de currículo integrado tal como proposto na reforma da formação de professores da educação básica. Para compor o corpus, delimita-se como objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura aprovados pelo MEC, em fevereiro de 2002. Argumenta-se que as propostas fundamentadas na concepção de currículo integrado têm sido historicamente associadas às teorias curriculares críticas, porquanto originárias de discursos provenientes de movimentos progressistas que lutavam contra a mercantilização do ensino e a fragmentação dos saberes escolarizados. Nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, a perspectiva de integração curricular destina-se a atender à necessidade de desenvolvimento do aluno para aquela etapa de escolarização. Essa visão, perfeitamente sintonizada com recomendações de organizações internacionais que buscam adequar a educação do professor ao processo de sobrevivência do capitalismo, apesar de assumir uma aparência de inovação e de crítica, não favorece a produção de reflexões sobre os conhecimentos a serem ensinados, nem potencializa a capacidade transformadora do currículo; ela tão-somente oportuniza ao futuro professor a aquisição de um saber mais homogêneo e geral, associado às situações da sua atuação no universo da sala de aula. Conclui-se que a concepção de integração proposta para a reforma da formação de professores da educação básica filia-se a perspectivas eficientistas de organização dos currículos escolares, as quais propugnam para o educador uma profissionalidade instrumental-tecnicista.Palavras-chave: Diretrizes Nacionais. Formação do professor da educação básica. Currículo integrado.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8848Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 149-168Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 149-168Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 149-168Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 149-168Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 149-1682177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8848/4882Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasqual Schneider, Marilda2019-02-28T20:03:43Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8848Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:03:43Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Pasqual Schneider, Marilda |
title_short |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
A CONCEPÇÃO CURRICULAR INTEGRADA NA REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Pasqual Schneider, Marilda |
author_facet |
Pasqual Schneider, Marilda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqual Schneider, Marilda |
description |
O objetivo deste texto é analisar o conceito de currículo integrado tal como proposto na reforma da formação de professores da educação básica. Para compor o corpus, delimita-se como objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura aprovados pelo MEC, em fevereiro de 2002. Argumenta-se que as propostas fundamentadas na concepção de currículo integrado têm sido historicamente associadas às teorias curriculares críticas, porquanto originárias de discursos provenientes de movimentos progressistas que lutavam contra a mercantilização do ensino e a fragmentação dos saberes escolarizados. Nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, a perspectiva de integração curricular destina-se a atender à necessidade de desenvolvimento do aluno para aquela etapa de escolarização. Essa visão, perfeitamente sintonizada com recomendações de organizações internacionais que buscam adequar a educação do professor ao processo de sobrevivência do capitalismo, apesar de assumir uma aparência de inovação e de crítica, não favorece a produção de reflexões sobre os conhecimentos a serem ensinados, nem potencializa a capacidade transformadora do currículo; ela tão-somente oportuniza ao futuro professor a aquisição de um saber mais homogêneo e geral, associado às situações da sua atuação no universo da sala de aula. Conclui-se que a concepção de integração proposta para a reforma da formação de professores da educação básica filia-se a perspectivas eficientistas de organização dos currículos escolares, as quais propugnam para o educador uma profissionalidade instrumental-tecnicista.Palavras-chave: Diretrizes Nacionais. Formação do professor da educação básica. Currículo integrado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8848 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8848/4882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 149-168 Roteiro; Vol. 30 Núm. 2 (2005): Roteiro; 149-168 Roteiro; Vol. 30 No. 2 (2005): Roteiro; 149-168 Roteiro; v. 30 n. 2 (2005): Roteiro; 149-168 Roteiro; Vol. 30 N.º 2 (2005): Roteiro; 149-168 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529745985536 |