O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo. |
id |
UNOESC-3_4468be37ecfa3ee1ba0928db513edb6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1060 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas ruraisEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 23-502177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060/pdfMonteiro, Carlos Eduardo FerreiraCruz, Fatima MariaAlves, Iane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:15Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1060Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:15Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
title |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
spellingShingle |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira |
title_short |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
title_full |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
title_fullStr |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
title_full_unstemmed |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
title_sort |
O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais |
author |
Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira |
author_facet |
Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira Cruz, Fatima Maria Alves, Iane Maria |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Fatima Maria Alves, Iane Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira Cruz, Fatima Maria Alves, Iane Maria |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50 Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 23-50 Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50 Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 23-50 Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 23-50 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528963747840 |