O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cruz, Fatima Maria, Alves, Iane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo.
id UNOESC-3_4468be37ecfa3ee1ba0928db513edb6f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1060
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas ruraisEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 23-50Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 23-502177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060/pdfMonteiro, Carlos Eduardo FerreiraCruz, Fatima MariaAlves, Iane Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:15Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1060Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:15Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
title O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
spellingShingle O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira
title_short O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
title_full O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
title_fullStr O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
title_full_unstemmed O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
title_sort O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática em escolas rurais
author Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira
author_facet Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira
Cruz, Fatima Maria
Alves, Iane Maria
author_role author
author2 Cruz, Fatima Maria
Alves, Iane Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira
Cruz, Fatima Maria
Alves, Iane Maria
description Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Educação Matemática. Escolas rurais. Relações família e escola. Educação do campo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50
Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 23-50
Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 23-50
Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 23-50
Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 23-50
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528963747840