DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tauchen, Gionara, Schwantes, Lavínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799
Resumo: Resumo: Neste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada poruma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.Palavras-chave: Epistemologia. Didática. Educação em ciências. Hermenêutica
id UNOESC-3_8b455061f8997fffa203a78b24185354
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1799
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASResumo: Neste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada poruma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.Palavras-chave: Epistemologia. Didática. Educação em ciências. HermenêuticaUniversidade do Oeste de Santa Catarina2012-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 325-342Roteiro; Vol. 37 Núm. 2 (2012): Roteiro; 325-342Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 325-342Roteiro; v. 37 n. 2 (2012): Roteiro; 325-342Roteiro; Vol. 37 N.º 2 (2012): Roteiro; 325-3422177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799/pdfFávero, Altair AlbertoTauchen, GionaraSchwantes, Lavíniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:14:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1799Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:14:10Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
title DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Fávero, Altair Alberto
title_short DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
title_full DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
title_fullStr DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
title_full_unstemmed DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
title_sort DA TRANSPOSIÇÃO À COMPREENSÃO DIDÁTICA: SENTIDOS DO CONHECIMENTO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
Tauchen, Gionara
Schwantes, Lavínia
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
Schwantes, Lavínia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Tauchen, Gionara
Schwantes, Lavínia
description Resumo: Neste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada poruma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.Palavras-chave: Epistemologia. Didática. Educação em ciências. Hermenêutica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 325-342
Roteiro; Vol. 37 Núm. 2 (2012): Roteiro; 325-342
Roteiro; Vol. 37 No. 2 (2012): Roteiro; 325-342
Roteiro; v. 37 n. 2 (2012): Roteiro; 325-342
Roteiro; Vol. 37 N.º 2 (2012): Roteiro; 325-342
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529288806400