A significação do ensino médio para os jovens alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariotti, Neli Angélica Frozza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sopelsa, Ortenila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351
Resumo: No presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista.  Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado.
id UNOESC-3_97e1a99bbdc33d12e3e188b00aaaa555
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/351
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A significação do ensino médio para os jovens alunosNo presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista.  Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; Vol. 32 Núm. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; v. 32 n. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; Vol. 32 N.º 2 (2007): Roteiro; 265-2902177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351/99Ariotti, Neli Angélica FrozzaSopelsa, Ortenilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:18:50Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/351Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:18:50Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A significação do ensino médio para os jovens alunos
title A significação do ensino médio para os jovens alunos
spellingShingle A significação do ensino médio para os jovens alunos
Ariotti, Neli Angélica Frozza
title_short A significação do ensino médio para os jovens alunos
title_full A significação do ensino médio para os jovens alunos
title_fullStr A significação do ensino médio para os jovens alunos
title_full_unstemmed A significação do ensino médio para os jovens alunos
title_sort A significação do ensino médio para os jovens alunos
author Ariotti, Neli Angélica Frozza
author_facet Ariotti, Neli Angélica Frozza
Sopelsa, Ortenila
author_role author
author2 Sopelsa, Ortenila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariotti, Neli Angélica Frozza
Sopelsa, Ortenila
description No presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista.  Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351/99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290
Roteiro; Vol. 32 Núm. 2 (2007): Roteiro; 265-290
Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290
Roteiro; v. 32 n. 2 (2007): Roteiro; 265-290
Roteiro; Vol. 32 N.º 2 (2007): Roteiro; 265-290
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528932290560