Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Elton Luiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola.  Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil. Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola.
id UNOESC-3_a582e5c7e60f5809a8128187cc44753f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/263
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola.  Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil. Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; Vol. 35 Núm. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; v. 35 n. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; Vol. 35 N.º 2 (2010): Roteiro; 205-2302177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263/pdf_34Nardi, Elton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:54Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/263Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:54Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
title Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
spellingShingle Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
Nardi, Elton Luiz
title_short Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
title_full Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
title_fullStr Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
title_full_unstemmed Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
title_sort Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
author Nardi, Elton Luiz
author_facet Nardi, Elton Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardi, Elton Luiz
description O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola.  Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil. Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263/pdf_34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230
Roteiro; Vol. 35 Núm. 2 (2010): Roteiro; 205-230
Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230
Roteiro; v. 35 n. 2 (2010): Roteiro; 205-230
Roteiro; Vol. 35 N.º 2 (2010): Roteiro; 205-230
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528852598784