Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola. Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil. Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola. |
id |
UNOESC-3_a582e5c7e60f5809a8128187cc44753f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/263 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola. Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil. Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; Vol. 35 Núm. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; v. 35 n. 2 (2010): Roteiro; 205-230Roteiro; Vol. 35 N.º 2 (2010): Roteiro; 205-2302177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263/pdf_34Nardi, Elton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:54Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/263Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:54Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
title |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
spellingShingle |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação Nardi, Elton Luiz |
title_short |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
title_full |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
title_fullStr |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
title_full_unstemmed |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
title_sort |
Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação |
author |
Nardi, Elton Luiz |
author_facet |
Nardi, Elton Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardi, Elton Luiz |
description |
O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola. Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil. Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263/pdf_34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230 Roteiro; Vol. 35 Núm. 2 (2010): Roteiro; 205-230 Roteiro; Vol. 35 No. 2 (2010): Roteiro; 205-230 Roteiro; v. 35 n. 2 (2010): Roteiro; 205-230 Roteiro; Vol. 35 N.º 2 (2010): Roteiro; 205-230 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528852598784 |