A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Clênio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vani, Andressa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854
Resumo: Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidadesformativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, omodo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.Palavras-chave: Ensino da Arte. Experiência Estética. Formação. Ética.
id UNOESC-3_ad416a1fb058a9b59d44e91b31528f9b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6854
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICOPartimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidadesformativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, omodo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.Palavras-chave: Ensino da Arte. Experiência Estética. Formação. Ética.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/685410.18593/r.v40i2.6854Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 461-484Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 461-484Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 461-484Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 461-484Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 461-4842177-60590104-431110.18593/r.v40i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854/4937https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854/13829Lago, ClênioVani, Andressa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T19:46:10Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6854Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T19:46:10Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
title A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
spellingShingle A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
Lago, Clênio
title_short A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
title_full A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
title_fullStr A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
title_sort A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO
author Lago, Clênio
author_facet Lago, Clênio
Vani, Andressa Cristina
author_role author
author2 Vani, Andressa Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Clênio
Vani, Andressa Cristina
description Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidadesformativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, omodo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.Palavras-chave: Ensino da Arte. Experiência Estética. Formação. Ética.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854
10.18593/r.v40i2.6854
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854
identifier_str_mv 10.18593/r.v40i2.6854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854/4937
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854/13829
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 461-484
Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 461-484
Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 461-484
Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 461-484
Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 461-484
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v40i2
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529689362432