FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Emília Murta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Diniz-Pereira, Julio Emilio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356
Resumo: Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.
id UNOESC-3_bad69e6cb291ee16c8673ecf046ca14a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6356
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousnessEste artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-1302177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/pdf_63https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/xml_42Moraes, Emília MurtaDiniz-Pereira, Julio Emilioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:06:50Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6356Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:06:50Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
title FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
Moraes, Emília Murta
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
author Moraes, Emília Murta
author_facet Moraes, Emília Murta
Diniz-Pereira, Julio Emilio
author_role author
author2 Diniz-Pereira, Julio Emilio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Emília Murta
Diniz-Pereira, Julio Emilio
description Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/pdf_63
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/xml_42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529662099456