FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo. |
id |
UNOESC-3_bad69e6cb291ee16c8673ecf046ca14a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6356 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousnessEste artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-1302177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/pdf_63https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/xml_42Moraes, Emília MurtaDiniz-Pereira, Julio Emilioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:06:50Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6356Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:06:50Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness Moraes, Emília Murta |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE CULTURAL: COMPLEXIDADE, POLISSEMIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA / Teacher education and cultural diversity: complexity, polysemy, and political consciousness |
author |
Moraes, Emília Murta |
author_facet |
Moraes, Emília Murta Diniz-Pereira, Julio Emilio |
author_role |
author |
author2 |
Diniz-Pereira, Julio Emilio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Emília Murta Diniz-Pereira, Julio Emilio |
description |
Este artigo teve como objetivo geral discutir o tema da formação de professores para a diversidade cultural. Para tal, os autores iniciam o texto por meio de uma reflexão sobre a complexidade dessa temática em razão de uma grande polissemia entre os termos utilizados nesse debate. Ressaltam-se as diferentes abordagens, concepções e perspectivas que são, normalmente, assumidas nessa discussão. Cada uma dessas abordagens, concepções e perspectivas leva a diferentes ações de formação de professores e/ou práticas de sala de aula. Por fim, constata-se a ausência desse tema nos programas de formação inicial de professores no Brasil e analisam-se algumas iniciativas de formação continuada sobre a questão da diversidade.Palavras-chave: Formação docente. Diversidade cultural. Multiculturalismo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/pdf_63 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356/xml_42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 105-130 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529662099456 |