PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Juliana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: do Val Toledo Prado, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402
Resumo: Diálogos entre crianças na Educação Infantil associados às brincadeiras de faz de conta ou jogos têm sido explorados em estudos psicológicos, pedagógicos e antropológicos. A hipótese norteadora da reflexão é a de que não apenas estas relações dialógicas podem ser ricas para o educador (re)conhecer os sujeitos em sua turma; mas também aquelas espontâneas, além das brincadeiras. As narrativas chamadas “pipocas pedagógicas”, capturadas dos diálogos entre as crianças, podem ser um instrumento para registro dos educadores, pois permitem identificar ações que favoreçam os processos de desenvolvimento das crianças. Neste contexto, são apresentadas algumas dessas narrativas a partir das quais algumas reflexões foram elaboradas envolvendo temáticas complexas, como relações de gênero, drogas e religiosidade.Palavras-chave: Pipocas pedagógicas. Diálogos criança-criança. Educação Infantil. Educador reflexivo.
id UNOESC-3_bdb133444f83543259a797a828bf59a1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9402
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORESDiálogos entre crianças na Educação Infantil associados às brincadeiras de faz de conta ou jogos têm sido explorados em estudos psicológicos, pedagógicos e antropológicos. A hipótese norteadora da reflexão é a de que não apenas estas relações dialógicas podem ser ricas para o educador (re)conhecer os sujeitos em sua turma; mas também aquelas espontâneas, além das brincadeiras. As narrativas chamadas “pipocas pedagógicas”, capturadas dos diálogos entre as crianças, podem ser um instrumento para registro dos educadores, pois permitem identificar ações que favoreçam os processos de desenvolvimento das crianças. Neste contexto, são apresentadas algumas dessas narrativas a partir das quais algumas reflexões foram elaboradas envolvendo temáticas complexas, como relações de gênero, drogas e religiosidade.Palavras-chave: Pipocas pedagógicas. Diálogos criança-criança. Educação Infantil. Educador reflexivo.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/940210.18593/r.v41i1.9402Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-2582177-60590104-431110.18593/r.v41i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402/13763Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerra, Julianado Val Toledo Prado, Guilherme2019-11-19T22:37:57Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9402Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T22:37:57Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
title PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
spellingShingle PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
Terra, Juliana
title_short PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
title_full PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
title_fullStr PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
title_full_unstemmed PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
title_sort PIPOCAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONVERSAS ENTRE AS CRIANÇAS DIZEM MUITO AOS EDUCADORES
author Terra, Juliana
author_facet Terra, Juliana
do Val Toledo Prado, Guilherme
author_role author
author2 do Val Toledo Prado, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Juliana
do Val Toledo Prado, Guilherme
description Diálogos entre crianças na Educação Infantil associados às brincadeiras de faz de conta ou jogos têm sido explorados em estudos psicológicos, pedagógicos e antropológicos. A hipótese norteadora da reflexão é a de que não apenas estas relações dialógicas podem ser ricas para o educador (re)conhecer os sujeitos em sua turma; mas também aquelas espontâneas, além das brincadeiras. As narrativas chamadas “pipocas pedagógicas”, capturadas dos diálogos entre as crianças, podem ser um instrumento para registro dos educadores, pois permitem identificar ações que favoreçam os processos de desenvolvimento das crianças. Neste contexto, são apresentadas algumas dessas narrativas a partir das quais algumas reflexões foram elaboradas envolvendo temáticas complexas, como relações de gênero, drogas e religiosidade.Palavras-chave: Pipocas pedagógicas. Diálogos criança-criança. Educação Infantil. Educador reflexivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402
10.18593/r.v41i1.9402
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i1.9402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9402/13763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258
Roteiro; Vol. 41 Núm. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258
Roteiro; Vol. 41 No. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258
Roteiro; v. 41 n. 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258
Roteiro; Vol. 41 N.º 1 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 1, JAN./ABR. 2016; 241-258
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i1
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530050072576