Epistemological basis of research on black population and education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312 |
Resumo: | Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico. |
id |
UNOESC-3_da2d0da99d704b18349020e22b4cd18d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/26312 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemological basis of research on black population and educationBases epistemológicas de investigaciones asociadas a población negra y educaciónBases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educaçãoBase EpistemológicaPesquisaConhecimentoPopulação NegraEducação e Relações RaciaisBase EpistemológicaInvestigaciónConocimientoPoblación NegraEducación y Relaciones RacialesEpistemological basisSearchKnowledgeBlack populationEducation and Race RelationsConcebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.Entendiendo epistemología como las formas de llegar al conocimiento y como las racionalidades que legitiman el conocimiento producido, en este trabajo consideramos como bases epistemológicas las teorías, las metodologías y los autores que fundamentan las investigaciones en educación. Nos interesa, objetivamente, identificar las bases epistemológicas que fundamentan investigaciones asociadas a población negra y educación, reflexionando sobre los avances y los desafíos epistemológicos frente al pensamiento hegemónico, en la producción académica del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE), en el período 2010-2020. El procedimiento metodológico fue la revisión bibliográfica. Exploramos tesis de maestría y doctorado en educación, contempladas en el archivo digital de la UFPE. El criterio básico para la selección de los trabajos fue la identificación de temas relacionados a la población negra. Tuvimos en cuenta los títulos de las producciones, las palabras clave y los resúmenes, a través de los descriptores: raza, racismo, discriminación racial, relaciones étnico-raciales, población negra, manifestaciones culturales negras y educación. Encontramos y analizamos 20 investigaciones sustentadas y publicadas en los últimos diez años, componiéndose este total de 12 tesis de maestría y 08 de doctorado. Para aprehender las bases epistemológicas de las investigaciones, realizamos la lectura de los capítulos teórico-metodológicos. Los resultados sugieren que la producción académica del PPGEdu/UFPE, en lo que se refiere a aspectos de la vida, la historia y la cultura de la población negra, así como de las relaciones raciales en Brasil, – aunque todavía de forma incipiente – presenta grietas epistemológicas que revelan un conocimiento de ruptura con la hegemonía del pensamiento eurocéntrico.Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.Universidade do Oeste de Santa Catarina2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2631210.18593/r.v46i.26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; v. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e263122177-60590104-431110.18593/r.v46ireponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16120https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16121Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maria da ConceiçãoSilva, Claudilene Maria da2021-12-15T11:48:57Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/26312Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2021-12-15T11:48:57Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemological basis of research on black population and education Bases epistemológicas de investigaciones asociadas a población negra y educación Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação |
title |
Epistemological basis of research on black population and education |
spellingShingle |
Epistemological basis of research on black population and education Reis, Maria da Conceição Base Epistemológica Pesquisa Conhecimento População Negra Educação e Relações Raciais Base Epistemológica Investigación Conocimiento Población Negra Educación y Relaciones Raciales Epistemological basis Search Knowledge Black population Education and Race Relations |
title_short |
Epistemological basis of research on black population and education |
title_full |
Epistemological basis of research on black population and education |
title_fullStr |
Epistemological basis of research on black population and education |
title_full_unstemmed |
Epistemological basis of research on black population and education |
title_sort |
Epistemological basis of research on black population and education |
author |
Reis, Maria da Conceição |
author_facet |
Reis, Maria da Conceição Silva, Claudilene Maria da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Claudilene Maria da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Maria da Conceição Silva, Claudilene Maria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Epistemológica Pesquisa Conhecimento População Negra Educação e Relações Raciais Base Epistemológica Investigación Conocimiento Población Negra Educación y Relaciones Raciales Epistemological basis Search Knowledge Black population Education and Race Relations |
topic |
Base Epistemológica Pesquisa Conhecimento População Negra Educação e Relações Raciais Base Epistemológica Investigación Conocimiento Población Negra Educación y Relaciones Raciales Epistemological basis Search Knowledge Black population Education and Race Relations |
description |
Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312 10.18593/r.v46i.26312 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v46i.26312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16120 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312 Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312 Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312 Roteiro; v. 46 (2021): Roteiro; e26312 Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v46i reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220531716259840 |