A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ademir Valdir dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339
Resumo:  Neste trabalho, analisa-se como a política educacional a serviço do nacionalismo atingiu escolas primárias de regiões de imigração alemã, durante o Governo Vargas. Resgatam-se vestígios das propostas didático-pedagógicas em cadernos de alunos e professores. Os registros lingüísticos evidenciam aspectos do nacionalismo por intermédio da educação escolar: proibição do uso da língua alemã e a obrigatoriedade da utilização do português. A escrita bilíngüe indica o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, com o método de abordagem tradicional (gramática-tradução). A escrita revela o uso de textos e imagens como conteúdo estratégico para a inculcação ideológica de valores e atitudes patrióticas na infância. Palavras-chave: História da educação. Nacionalismo. Linguagem. Escola primária.
id UNOESC-3_ee25eec0a874588e67bc43d63ab1d405
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/339
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria? Neste trabalho, analisa-se como a política educacional a serviço do nacionalismo atingiu escolas primárias de regiões de imigração alemã, durante o Governo Vargas. Resgatam-se vestígios das propostas didático-pedagógicas em cadernos de alunos e professores. Os registros lingüísticos evidenciam aspectos do nacionalismo por intermédio da educação escolar: proibição do uso da língua alemã e a obrigatoriedade da utilização do português. A escrita bilíngüe indica o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, com o método de abordagem tradicional (gramática-tradução). A escrita revela o uso de textos e imagens como conteúdo estratégico para a inculcação ideológica de valores e atitudes patrióticas na infância. Palavras-chave: História da educação. Nacionalismo. Linguagem. Escola primária. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 75-94Roteiro; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Roteiro; 75-94Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 75-94Roteiro; v. 32 n. 1 (2007): Roteiro; 75-94Roteiro; Vol. 32 N.º 1 (2007): Roteiro; 75-942177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339/87Santos, Ademir Valdir dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:19:49Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/339Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:19:49Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
title A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
spellingShingle A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
Santos, Ademir Valdir dos
title_short A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
title_full A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
title_fullStr A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
title_full_unstemmed A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
title_sort A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?
author Santos, Ademir Valdir dos
author_facet Santos, Ademir Valdir dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ademir Valdir dos
description  Neste trabalho, analisa-se como a política educacional a serviço do nacionalismo atingiu escolas primárias de regiões de imigração alemã, durante o Governo Vargas. Resgatam-se vestígios das propostas didático-pedagógicas em cadernos de alunos e professores. Os registros lingüísticos evidenciam aspectos do nacionalismo por intermédio da educação escolar: proibição do uso da língua alemã e a obrigatoriedade da utilização do português. A escrita bilíngüe indica o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, com o método de abordagem tradicional (gramática-tradução). A escrita revela o uso de textos e imagens como conteúdo estratégico para a inculcação ideológica de valores e atitudes patrióticas na infância. Palavras-chave: História da educação. Nacionalismo. Linguagem. Escola primária.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339/87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 75-94
Roteiro; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Roteiro; 75-94
Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 75-94
Roteiro; v. 32 n. 1 (2007): Roteiro; 75-94
Roteiro; Vol. 32 N.º 1 (2007): Roteiro; 75-94
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528917610496