Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791 |
Resumo: | Este estudo dedica-se à reflexão acerca da incorporação de diferentes linguagens para o ensino de História. Essa ação na educação básica parte do pressuposto da viabilidade da promoção de um ensino de História baseado em práticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa historiográfica sobre o ensino de História no Brasil e acerca da produção histórica, sociológica e filosófica relativa às especificidades de diferentes linguagens (música, filme, fotografia, televisão, literatura, entre outras). O exercício de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciação à investigação em decorrência da exigência de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes à leitura e à compreensão do mundo que o cerca. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contudo, é preciso domínio sobre as novas linguagens e fontes levadas à sala de aula, para que o ensino de História não ocorra à custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento histórico.Palavras-chave: Ensino de História. Linguagens. Aprendizagem em História. |
id |
UNOESC-3_fc5dce66631c894c6f2dbf9f8aa29c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/791 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aulaEste estudo dedica-se à reflexão acerca da incorporação de diferentes linguagens para o ensino de História. Essa ação na educação básica parte do pressuposto da viabilidade da promoção de um ensino de História baseado em práticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa historiográfica sobre o ensino de História no Brasil e acerca da produção histórica, sociológica e filosófica relativa às especificidades de diferentes linguagens (música, filme, fotografia, televisão, literatura, entre outras). O exercício de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciação à investigação em decorrência da exigência de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes à leitura e à compreensão do mundo que o cerca. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contudo, é preciso domínio sobre as novas linguagens e fontes levadas à sala de aula, para que o ensino de História não ocorra à custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento histórico.Palavras-chave: Ensino de História. Linguagens. Aprendizagem em História. Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 55-80Roteiro; Vol. 36 Núm. 1 (2011): Roteiro; 55-80Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 55-80Roteiro; v. 36 n. 1 (2011): Roteiro; 55-80Roteiro; Vol. 36 N.º 1 (2011): Roteiro; 55-802177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791/pdf_117Azevedo, Crislane BarbosaLima, Aline Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:26Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/791Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:26Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
spellingShingle |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula Azevedo, Crislane Barbosa |
title_short |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_full |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_fullStr |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
title_sort |
Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula |
author |
Azevedo, Crislane Barbosa |
author_facet |
Azevedo, Crislane Barbosa Lima, Aline Cristina Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Aline Cristina Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Crislane Barbosa Lima, Aline Cristina Silva |
description |
Este estudo dedica-se à reflexão acerca da incorporação de diferentes linguagens para o ensino de História. Essa ação na educação básica parte do pressuposto da viabilidade da promoção de um ensino de História baseado em práticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa historiográfica sobre o ensino de História no Brasil e acerca da produção histórica, sociológica e filosófica relativa às especificidades de diferentes linguagens (música, filme, fotografia, televisão, literatura, entre outras). O exercício de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciação à investigação em decorrência da exigência de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes à leitura e à compreensão do mundo que o cerca. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contudo, é preciso domínio sobre as novas linguagens e fontes levadas à sala de aula, para que o ensino de História não ocorra à custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento histórico.Palavras-chave: Ensino de História. Linguagens. Aprendizagem em História. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791/pdf_117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 55-80 Roteiro; Vol. 36 Núm. 1 (2011): Roteiro; 55-80 Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 55-80 Roteiro; v. 36 n. 1 (2011): Roteiro; 55-80 Roteiro; Vol. 36 N.º 1 (2011): Roteiro; 55-80 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528946970624 |