O CONCEITO DE VERDADE E A DIMENSÃO ESTÉTICA NA ARTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA / The concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the Philosophy teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Samuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andraus, Mariana Baruco Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4783
Resumo: Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Verdade. Dimensão estética
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