O CONCEITO DE VERDADE E A DIMENSÃO ESTÉTICA NA ARTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA / The concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the Philosophy teaching
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4783 |
Resumo: | Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Verdade. Dimensão estética |
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O CONCEITO DE VERDADE E A DIMENSÃO ESTÉTICA NA ARTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA / The concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the Philosophy teachingRealizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Verdade. Dimensão estéticaUniversidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4783Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 471-486Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 471-486Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 471-486Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 471-486Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 471-4862177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4783/pdf_50https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4783/xml_27Mendonça, SamuelAndraus, Mariana Baruco Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:07:44Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4783Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:07:44Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Verdade. Dimensão estética |
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