Estratégias de marketing adotadas nas pequenas e médias empresas do setor têxtil da microrregião de Brusque, SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/400 |
Resumo: | No presente artigo, visa-se identificar os principais processos estratégicos de marketing que os executivos de pequenas e médias empresas do setor têxtil da microrregião de Brusque, SC utilizam para atingir seu público-alvo. Para o desenvolvimento, abordou-se o modelo de Processos Estratégicos de Marketing, desenvolvido por Hooley, Saunders e Piercy (2001). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se para a obtenção dos dados primários a pesquisa descritivo-quantitativa e adotou-se o questionário, com perguntas fechadas, enviado para 46 empresas, em estudo. Os dados secundários foram obtidos por meio de livros, internet, artigos, revistas, jornais e trabalhos científicos em geral, que discorrem sobre a questão em investigação. Para a análise dos dados, utilizou-se para identificação das ações de marketing, mais ou menos praticadas, uma escala de respostas, na qual se considerou como mais praticadas as ações de maior número de respostas “sempre” e “às vezes”, e como menos praticadas as ações de maior número de resposta “nunca”, ou conforme a necessidade, as ações de menor número de respostas “sempre” e “às vezes”. Na conclusão desta pesquisa, constatou-se que as pequenas e médias empresas não utilizam integralmente as diversas ferramentas de marketing e que, embora pratiquem algumas atividades de marketing, muitas vezes o fazem de maneira informal, não-planejada, não-consciente e não-estruturada.Palavras-chave: Marketing. Estratégia. Setor têxtil. |
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Estratégias de marketing adotadas nas pequenas e médias empresas do setor têxtil da microrregião de Brusque, SCNo presente artigo, visa-se identificar os principais processos estratégicos de marketing que os executivos de pequenas e médias empresas do setor têxtil da microrregião de Brusque, SC utilizam para atingir seu público-alvo. Para o desenvolvimento, abordou-se o modelo de Processos Estratégicos de Marketing, desenvolvido por Hooley, Saunders e Piercy (2001). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se para a obtenção dos dados primários a pesquisa descritivo-quantitativa e adotou-se o questionário, com perguntas fechadas, enviado para 46 empresas, em estudo. Os dados secundários foram obtidos por meio de livros, internet, artigos, revistas, jornais e trabalhos científicos em geral, que discorrem sobre a questão em investigação. Para a análise dos dados, utilizou-se para identificação das ações de marketing, mais ou menos praticadas, uma escala de respostas, na qual se considerou como mais praticadas as ações de maior número de respostas “sempre” e “às vezes”, e como menos praticadas as ações de maior número de resposta “nunca”, ou conforme a necessidade, as ações de menor número de respostas “sempre” e “às vezes”. Na conclusão desta pesquisa, constatou-se que as pequenas e médias empresas não utilizam integralmente as diversas ferramentas de marketing e que, embora pratiquem algumas atividades de marketing, muitas vezes o fazem de maneira informal, não-planejada, não-consciente e não-estruturada.Palavras-chave: Marketing. Estratégia. Setor têxtil.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/400RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 6 No. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 77-92RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 6 n. 1 (2007): RACE_v. 6_n_1_jan./jun. 2007; 77-922179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/400/142Lana, Rogério Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:12:54Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/400Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:12:54RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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