Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
DOI: | 10.18593/race.v16i1.10527 |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527 |
Resumo: | No presente artigo teve-se como objetivo testar a escala de brand experience proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) em um contexto brasileiro, assim como comparar os resultados aos achados de outros estudos semelhantes já publicados. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo de corte transversal, com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e teste de Análise de Variância (Anova). A experiência de marca foi testada a partir de quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Foram analisadas 18 marcas experimentais por 254 respondentes. O estudo mostrou que as duas dimensões que apresentaram maior impacto na experiência de consumo foram a dimensão sensorial e a afetiva. Percebeu-se que as marcas que apresentaram menor grau de diferenciação são aquelas de pouco valor agregado e/ou consumo imediato. As marcas que são conhecidas por conferir um determinado grau de status ao consumidor (com exceção da Ray-Ban), como veículos, itens de vestuário e eletrônicos foram categorizadas como altamente diferenciadas. As marcas únicas foram aquelas com forte apelo sensorial e/ou afetivo, como O Boticário, Nestlé, Ray-Ban e Google.Palavras-chave: Marketing experiencial. Marcas. Brand experience. |
id |
UNOESC-4_24968f18a82ee0c801d65c31e63d8ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10527 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
spelling |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiroNo presente artigo teve-se como objetivo testar a escala de brand experience proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) em um contexto brasileiro, assim como comparar os resultados aos achados de outros estudos semelhantes já publicados. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo de corte transversal, com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e teste de Análise de Variância (Anova). A experiência de marca foi testada a partir de quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Foram analisadas 18 marcas experimentais por 254 respondentes. O estudo mostrou que as duas dimensões que apresentaram maior impacto na experiência de consumo foram a dimensão sensorial e a afetiva. Percebeu-se que as marcas que apresentaram menor grau de diferenciação são aquelas de pouco valor agregado e/ou consumo imediato. As marcas que são conhecidas por conferir um determinado grau de status ao consumidor (com exceção da Ray-Ban), como veículos, itens de vestuário e eletrônicos foram categorizadas como altamente diferenciadas. As marcas únicas foram aquelas com forte apelo sensorial e/ou afetivo, como O Boticário, Nestlé, Ray-Ban e Google.Palavras-chave: Marketing experiencial. Marcas. Brand experience.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1052710.18593/race.v16i1.10527RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-146RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-1462179-49361678-648310.18593/race.v16i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Simone Gurgel deOliveira, Adriana Martins deNobre, Liana Holanda NepomucenoMacêdo, Álvaro Fabiano Pereira deMarchetti, Renato Zancan2019-09-09T20:17:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10527Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-09T20:17:01RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
title |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
spellingShingle |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro Brito, Simone Gurgel de Brito, Simone Gurgel de |
title_short |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
title_full |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
title_fullStr |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
title_sort |
Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro |
author |
Brito, Simone Gurgel de |
author_facet |
Brito, Simone Gurgel de Brito, Simone Gurgel de Oliveira, Adriana Martins de Nobre, Liana Holanda Nepomuceno Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de Marchetti, Renato Zancan Oliveira, Adriana Martins de Nobre, Liana Holanda Nepomuceno Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de Marchetti, Renato Zancan |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Adriana Martins de Nobre, Liana Holanda Nepomuceno Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de Marchetti, Renato Zancan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Simone Gurgel de Oliveira, Adriana Martins de Nobre, Liana Holanda Nepomuceno Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de Marchetti, Renato Zancan |
description |
No presente artigo teve-se como objetivo testar a escala de brand experience proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) em um contexto brasileiro, assim como comparar os resultados aos achados de outros estudos semelhantes já publicados. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo de corte transversal, com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e teste de Análise de Variância (Anova). A experiência de marca foi testada a partir de quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Foram analisadas 18 marcas experimentais por 254 respondentes. O estudo mostrou que as duas dimensões que apresentaram maior impacto na experiência de consumo foram a dimensão sensorial e a afetiva. Percebeu-se que as marcas que apresentaram menor grau de diferenciação são aquelas de pouco valor agregado e/ou consumo imediato. As marcas que são conhecidas por conferir um determinado grau de status ao consumidor (com exceção da Ray-Ban), como veículos, itens de vestuário e eletrônicos foram categorizadas como altamente diferenciadas. As marcas únicas foram aquelas com forte apelo sensorial e/ou afetivo, como O Boticário, Nestlé, Ray-Ban e Google.Palavras-chave: Marketing experiencial. Marcas. Brand experience. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527 10.18593/race.v16i1.10527 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v16i1.10527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-146 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-146 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v16i1 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1822179355085766656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18593/race.v16i1.10527 |