Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Simone Gurgel de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Adriana Martins de, Nobre, Liana Holanda Nepomuceno, Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de, Marchetti, Renato Zancan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527
Resumo: No presente artigo teve-se como objetivo testar a escala de brand experience proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) em um contexto brasileiro, assim como comparar os resultados aos achados de outros estudos semelhantes já publicados. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo de corte transversal, com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e teste de Análise de Variância (Anova). A experiência de marca foi testada a partir de quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Foram analisadas 18 marcas experimentais por 254 respondentes. O estudo mostrou que as duas dimensões que apresentaram maior impacto na experiência de consumo foram a dimensão sensorial e a afetiva. Percebeu-se que as marcas que apresentaram menor grau de diferenciação são aquelas de pouco valor agregado e/ou consumo imediato. As marcas que são conhecidas por conferir um determinado grau de status ao consumidor (com exceção da Ray-Ban), como veículos, itens de vestuário e eletrônicos foram categorizadas como altamente diferenciadas. As marcas únicas foram aquelas com forte apelo sensorial e/ou afetivo, como O Boticário, Nestlé, Ray-Ban e Google.Palavras-chave: Marketing experiencial. Marcas. Brand experience.
id UNOESC-4_24968f18a82ee0c801d65c31e63d8ee8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10527
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiroNo presente artigo teve-se como objetivo testar a escala de brand experience proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) em um contexto brasileiro, assim como comparar os resultados aos achados de outros estudos semelhantes já publicados. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo de corte transversal, com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e teste de Análise de Variância (Anova). A experiência de marca foi testada a partir de quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Foram analisadas 18 marcas experimentais por 254 respondentes. O estudo mostrou que as duas dimensões que apresentaram maior impacto na experiência de consumo foram a dimensão sensorial e a afetiva. Percebeu-se que as marcas que apresentaram menor grau de diferenciação são aquelas de pouco valor agregado e/ou consumo imediato. As marcas que são conhecidas por conferir um determinado grau de status ao consumidor (com exceção da Ray-Ban), como veículos, itens de vestuário e eletrônicos foram categorizadas como altamente diferenciadas. As marcas únicas foram aquelas com forte apelo sensorial e/ou afetivo, como O Boticário, Nestlé, Ray-Ban e Google.Palavras-chave: Marketing experiencial. Marcas. Brand experience.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1052710.18593/race.v16i1.10527RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-146RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-1462179-49361678-648310.18593/race.v16i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Simone Gurgel deOliveira, Adriana Martins deNobre, Liana Holanda NepomucenoMacêdo, Álvaro Fabiano Pereira deMarchetti, Renato Zancan2019-09-09T20:17:01Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10527Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-09T20:17:01RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
title Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
spellingShingle Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
Brito, Simone Gurgel de
title_short Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
title_full Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
title_fullStr Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
title_sort Dimensões de Brand Experience no contexto brasileiro
author Brito, Simone Gurgel de
author_facet Brito, Simone Gurgel de
Oliveira, Adriana Martins de
Nobre, Liana Holanda Nepomuceno
Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de
Marchetti, Renato Zancan
author_role author
author2 Oliveira, Adriana Martins de
Nobre, Liana Holanda Nepomuceno
Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de
Marchetti, Renato Zancan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Simone Gurgel de
Oliveira, Adriana Martins de
Nobre, Liana Holanda Nepomuceno
Macêdo, Álvaro Fabiano Pereira de
Marchetti, Renato Zancan
description No presente artigo teve-se como objetivo testar a escala de brand experience proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009) em um contexto brasileiro, assim como comparar os resultados aos achados de outros estudos semelhantes já publicados. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo e descritivo de corte transversal, com aplicação de Análise Fatorial Confirmatória e teste de Análise de Variância (Anova). A experiência de marca foi testada a partir de quatro dimensões: sensorial, afetiva, comportamental e intelectual. Foram analisadas 18 marcas experimentais por 254 respondentes. O estudo mostrou que as duas dimensões que apresentaram maior impacto na experiência de consumo foram a dimensão sensorial e a afetiva. Percebeu-se que as marcas que apresentaram menor grau de diferenciação são aquelas de pouco valor agregado e/ou consumo imediato. As marcas que são conhecidas por conferir um determinado grau de status ao consumidor (com exceção da Ray-Ban), como veículos, itens de vestuário e eletrônicos foram categorizadas como altamente diferenciadas. As marcas únicas foram aquelas com forte apelo sensorial e/ou afetivo, como O Boticário, Nestlé, Ray-Ban e Google.Palavras-chave: Marketing experiencial. Marcas. Brand experience.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527
10.18593/race.v16i1.10527
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527
identifier_str_mv 10.18593/race.v16i1.10527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10527/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-146
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 1 (2017): RACE jan./abr. 2017; 121-146
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v16i1
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220426716053504