Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ganzer, Paula Patricia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quintana, Cristiane Gularte, Barcellos, Paulo Fernando Pinto, Olea, Pelayo Munhoz, Dorion, Eric Charles Henri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322
Resumo: A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação. Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul.
id UNOESC-4_30304491093f997e51308900d2a08ea6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2322
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação. Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-138RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-1382179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322/pdfGanzer, Paula PatriciaQuintana, Cristiane GularteBarcellos, Paulo Fernando PintoOlea, Pelayo MunhozDorion, Eric Charles Henriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:58Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2322Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:58RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
title Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
spellingShingle Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
Ganzer, Paula Patricia
title_short Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
title_full Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
title_fullStr Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
title_full_unstemmed Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
title_sort Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
author Ganzer, Paula Patricia
author_facet Ganzer, Paula Patricia
Quintana, Cristiane Gularte
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Olea, Pelayo Munhoz
Dorion, Eric Charles Henri
author_role author
author2 Quintana, Cristiane Gularte
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Olea, Pelayo Munhoz
Dorion, Eric Charles Henri
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ganzer, Paula Patricia
Quintana, Cristiane Gularte
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Olea, Pelayo Munhoz
Dorion, Eric Charles Henri
description A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação. Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-138
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-138
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425276358656