Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322 |
Resumo: | A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação. Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul. |
id |
UNOESC-4_30304491093f997e51308900d2a08ea6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2322 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação. Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-138RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-1382179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322/pdfGanzer, Paula PatriciaQuintana, Cristiane GularteBarcellos, Paulo Fernando PintoOlea, Pelayo MunhozDorion, Eric Charles Henriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:58Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2322Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:58RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
title |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
spellingShingle |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul Ganzer, Paula Patricia |
title_short |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
title_full |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
title_fullStr |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
title_sort |
Estratégias para a inovação: um estudo na RBS TV Caxias do Sul |
author |
Ganzer, Paula Patricia |
author_facet |
Ganzer, Paula Patricia Quintana, Cristiane Gularte Barcellos, Paulo Fernando Pinto Olea, Pelayo Munhoz Dorion, Eric Charles Henri |
author_role |
author |
author2 |
Quintana, Cristiane Gularte Barcellos, Paulo Fernando Pinto Olea, Pelayo Munhoz Dorion, Eric Charles Henri |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ganzer, Paula Patricia Quintana, Cristiane Gularte Barcellos, Paulo Fernando Pinto Olea, Pelayo Munhoz Dorion, Eric Charles Henri |
description |
A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação. Palavras-chave: Estratégia. Inovação. Telecomunicação. RBS TV Caxias do Sul. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2322/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-138 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 1 (2013): RACE_v. 12_n_1_jan./jun. 2013; 99-138 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256150683582464 |