QUALIDADE INFORMACIONAL E NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO ENTRE EMPRESAS GANHADORAS E NÃO GANHADORAS DO TROFÉU TRANSPARÊNCIA FIPECAFI-SERASA EXPERIAN / Informational quality and transparency level: a study between companies a winning nd non-winning tran

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vagner Antonio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Fabrine Gonçalves Dias da, Louzada, Luiz Cláudio, Amaral, Hudson Fernandes, Souza, Antônio Artur de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/5912
Resumo: A literatura estrangeira tem recorrentemente apresentado evidências de que a estrutura de governança e o nível de transparência afetam a qualidade informacional dos números contábeis. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre a qualidade das informações contábeis e o nível de transparência das empresas brasileiras. O estudo é descritivo, documental e quantitativo, com dados trimestrais de 18 empresas no período de 2007 a 2013. Os resultados evidenciaram que as empresas ganhadoras do Prêmio Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), as correlações (entre 52,8% e 63,1%) entre VMA, LPA e Patrimônio Líquido por Ação (PLA) foram estatisticamente significativas. O modelo de regressão foi estatisticamente significativo (α, 1) para as empresas ganhadoras, com um 12R2">  de 46,78%, enquanto o modelo para as não ganhadoras teve um 12R2">  de 0,01%. Além disso, as variáveis explicativas (LPA, PLA e intercepto) foram significativas ao nível de 1%, enquanto no modelo composto por empresas não ganhadoras, o PLA não foi significativo. A maior capacidade informacional dos números contábeis das empresas ganhadoras é coerente com a teoria da divulgação.Palavras-chave: Qualidade das informações contábeis. Relevância do valor. Nível de transparência.
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