E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gylmar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Stefano, Silvio Roberto, Regiani de Campos, Elaine Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre a Educação a Distância (EAD) compreendida no texto como aquela que possibilita a flexibilidade temporal e a facilidade de acesso ao treinando, estimulando autonomia de aprendizagem, por isso está sendo amplamente utilizada por Universidades Corporativas como estratégia de educação continuada para o desenvolvimento de conhecimento e vantagem competitiva institucional. O estudo teve como objetivo analisar a satisfação dos funcionários com a Educação a Distância proporcionada pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira nacional, tendo como objeto de estudo os funcionários de duas agências bancárias de uma cidade da região Centro-Sul do Paraná, focando a reação e o impacto do treinamento no ambiente de trabalho. O estudo foi estruturado em três fases: inicialmente a abordagem histórica da EAD no Brasil e nas instituições empresariais; na segunda fase, destacam-se os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo e, por fim, os resultados obtidos por meio deste. A coleta dos dados da pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semiestruturado, contando com 100% do espaço amostral disponível. Os resultados indicaram a satisfação dos funcionários quanto à facilidade de entendimento dos conteúdos, ao acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem e às suas expectativas. Em relação ao impacto, observou-se elevado grau de concordância quanto à facilidade de interação, à absorção de novos conhecimentos, à utilização das ferramentas da plataforma e à habilidade no manuseio e na aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. As sugestões apontam a instituição do tutor a distância para suporte ao treinado e a disponibilidade de horário e local específico para o treinamento.Palavras-chave: Educação a Distância. E-learning. Universidade Corporativa.
id UNOESC-4_8286d820365d053bdf816f4c9687a44f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4735
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus ImpactO artigo apresenta um estudo sobre a Educação a Distância (EAD) compreendida no texto como aquela que possibilita a flexibilidade temporal e a facilidade de acesso ao treinando, estimulando autonomia de aprendizagem, por isso está sendo amplamente utilizada por Universidades Corporativas como estratégia de educação continuada para o desenvolvimento de conhecimento e vantagem competitiva institucional. O estudo teve como objetivo analisar a satisfação dos funcionários com a Educação a Distância proporcionada pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira nacional, tendo como objeto de estudo os funcionários de duas agências bancárias de uma cidade da região Centro-Sul do Paraná, focando a reação e o impacto do treinamento no ambiente de trabalho. O estudo foi estruturado em três fases: inicialmente a abordagem histórica da EAD no Brasil e nas instituições empresariais; na segunda fase, destacam-se os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo e, por fim, os resultados obtidos por meio deste. A coleta dos dados da pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semiestruturado, contando com 100% do espaço amostral disponível. Os resultados indicaram a satisfação dos funcionários quanto à facilidade de entendimento dos conteúdos, ao acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem e às suas expectativas. Em relação ao impacto, observou-se elevado grau de concordância quanto à facilidade de interação, à absorção de novos conhecimentos, à utilização das ferramentas da plataforma e à habilidade no manuseio e na aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. As sugestões apontam a instituição do tutor a distância para suporte ao treinado e a disponibilidade de horário e local específico para o treinamento.Palavras-chave: Educação a Distância. E-learning. Universidade Corporativa.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/473510.18593/race.v14i1.4735RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 225-250RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 225-2502179-49361678-648310.18593/race.v14i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735/3727https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735/xml_60Teixeira, GylmarStefano, Silvio RobertoRegiani de Campos, Elaine Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:10:20Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4735Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:10:20RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
title E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
spellingShingle E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
Teixeira, Gylmar
title_short E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
title_full E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
title_fullStr E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
title_full_unstemmed E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
title_sort E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
author Teixeira, Gylmar
author_facet Teixeira, Gylmar
Stefano, Silvio Roberto
Regiani de Campos, Elaine Aparecida
author_role author
author2 Stefano, Silvio Roberto
Regiani de Campos, Elaine Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Gylmar
Stefano, Silvio Roberto
Regiani de Campos, Elaine Aparecida
description O artigo apresenta um estudo sobre a Educação a Distância (EAD) compreendida no texto como aquela que possibilita a flexibilidade temporal e a facilidade de acesso ao treinando, estimulando autonomia de aprendizagem, por isso está sendo amplamente utilizada por Universidades Corporativas como estratégia de educação continuada para o desenvolvimento de conhecimento e vantagem competitiva institucional. O estudo teve como objetivo analisar a satisfação dos funcionários com a Educação a Distância proporcionada pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira nacional, tendo como objeto de estudo os funcionários de duas agências bancárias de uma cidade da região Centro-Sul do Paraná, focando a reação e o impacto do treinamento no ambiente de trabalho. O estudo foi estruturado em três fases: inicialmente a abordagem histórica da EAD no Brasil e nas instituições empresariais; na segunda fase, destacam-se os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo e, por fim, os resultados obtidos por meio deste. A coleta dos dados da pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semiestruturado, contando com 100% do espaço amostral disponível. Os resultados indicaram a satisfação dos funcionários quanto à facilidade de entendimento dos conteúdos, ao acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem e às suas expectativas. Em relação ao impacto, observou-se elevado grau de concordância quanto à facilidade de interação, à absorção de novos conhecimentos, à utilização das ferramentas da plataforma e à habilidade no manuseio e na aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. As sugestões apontam a instituição do tutor a distância para suporte ao treinado e a disponibilidade de horário e local específico para o treinamento.Palavras-chave: Educação a Distância. E-learning. Universidade Corporativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735
10.18593/race.v14i1.4735
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735
identifier_str_mv 10.18593/race.v14i1.4735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735/3727
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4735/xml_60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 225-250
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 225-250
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v14i1
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256151913562112