A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolli, Carolline de Andréa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Spers, Eduardo Eugênio, de Moraes, Sérgio Garrido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511
Resumo: Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. 
id UNOESC-4_8a5ea0bb55db79ebd78fa5466669dfc6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3511
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEMSegundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-264RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-2642179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511/pdf_26Picolli, Carolline de AndréaSpers, Eduardo Eugêniode Moraes, Sérgio Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:12Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3511Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:12RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
title A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
spellingShingle A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
Picolli, Carolline de Andréa
title_short A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
title_full A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
title_fullStr A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
title_sort A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
author Picolli, Carolline de Andréa
author_facet Picolli, Carolline de Andréa
Spers, Eduardo Eugênio
de Moraes, Sérgio Garrido
author_role author
author2 Spers, Eduardo Eugênio
de Moraes, Sérgio Garrido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolli, Carolline de Andréa
Spers, Eduardo Eugênio
de Moraes, Sérgio Garrido
description Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511/pdf_26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-264
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-264
2179-4936
1678-6483
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220425331933184