A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511 |
Resumo: | Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. |
id |
UNOESC-4_8a5ea0bb55db79ebd78fa5466669dfc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3511 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEMSegundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-264RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-2642179-49361678-6483reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511/pdf_26Picolli, Carolline de AndréaSpers, Eduardo Eugêniode Moraes, Sérgio Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:11:12Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3511Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:11:12RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
title |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM Picolli, Carolline de Andréa |
title_short |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_full |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM |
author |
Picolli, Carolline de Andréa |
author_facet |
Picolli, Carolline de Andréa Spers, Eduardo Eugênio de Moraes, Sérgio Garrido |
author_role |
author |
author2 |
Spers, Eduardo Eugênio de Moraes, Sérgio Garrido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picolli, Carolline de Andréa Spers, Eduardo Eugênio de Moraes, Sérgio Garrido |
description |
Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511/pdf_26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 12 No. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-264 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 12 n. 3 (2013): v. 12, n. 3, edição especial Anpad; 227-264 2179-4936 1678-6483 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256150828285952 |