FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga Neto, Alipio Ramos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baena de Souza, Sergio Luiz, Almeida, Sonia Trigueiro de, Castro, Felipe Nalon, Silva Braga Júnior, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935
Resumo: O modo pelo qual os indivíduos se comportam em relação ao processo de decisão de compra de produtos e serviços vem sofrendo evolução, uma vez que é reflexo dos ambientes sociodemográfico, sociocultural, político-legal, econômico e tecnológico nos quais esses indivíduos estão inseridos. Nesse contexto, os jovens formam, atualmente, um grupo de consumidores com significativa importância, não apenas por seu poder de compra, mas também pela capacidade de influenciar o consumo dos outros grupos. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa, a fim de compreender como ocorre o processo de decisão de compra desse grupo, a partir da utilização do Modelo de Processo de Decisão do Consumidor (modelo PDC) apresentado por Blackwell, Miniard e Engel (2008). Com o objetivo de determinar quais são os fatores capazes de influenciar os consumidores da Geração Z na compra de produtos eletrônicos, a partir de um estudo de campo com a aplicação de questionários a uma amostra selecionada por conveniência de alunos de duas escolas de uma cidade nordestina, sendo uma da rede pública federal e outra particular, representando o universo dos jovens entre 12 e 20 anos de idade da referida cidade. Os resultados obtidos mostram que o principal fator de influência na decisão de compra – para os sujeitos objetos da pesquisa – baseia-se nos atributos de produto com ênfase na qualidade e, que, contrariando a literatura, comprar para demonstrar status não é relevante para esse grupo.Palavras-chave: Marketing das gerações. Adolescentes. Consumo. 
id UNOESC-4_8a99942f40e4742817e3c2db761f9936
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4935
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic productsO modo pelo qual os indivíduos se comportam em relação ao processo de decisão de compra de produtos e serviços vem sofrendo evolução, uma vez que é reflexo dos ambientes sociodemográfico, sociocultural, político-legal, econômico e tecnológico nos quais esses indivíduos estão inseridos. Nesse contexto, os jovens formam, atualmente, um grupo de consumidores com significativa importância, não apenas por seu poder de compra, mas também pela capacidade de influenciar o consumo dos outros grupos. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa, a fim de compreender como ocorre o processo de decisão de compra desse grupo, a partir da utilização do Modelo de Processo de Decisão do Consumidor (modelo PDC) apresentado por Blackwell, Miniard e Engel (2008). Com o objetivo de determinar quais são os fatores capazes de influenciar os consumidores da Geração Z na compra de produtos eletrônicos, a partir de um estudo de campo com a aplicação de questionários a uma amostra selecionada por conveniência de alunos de duas escolas de uma cidade nordestina, sendo uma da rede pública federal e outra particular, representando o universo dos jovens entre 12 e 20 anos de idade da referida cidade. Os resultados obtidos mostram que o principal fator de influência na decisão de compra – para os sujeitos objetos da pesquisa – baseia-se nos atributos de produto com ênfase na qualidade e, que, contrariando a literatura, comprar para demonstrar status não é relevante para esse grupo.Palavras-chave: Marketing das gerações. Adolescentes. Consumo. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/493510.18593/race.v14i1.4935RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 287-312RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 287-3122179-49361678-648310.18593/race.v14i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935/3733https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935/xml_62Veiga Neto, Alipio RamosBaena de Souza, Sergio LuizAlmeida, Sonia Trigueiro deCastro, Felipe NalonSilva Braga Júnior, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:10:09Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4935Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:10:09RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
title FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
spellingShingle FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
Veiga Neto, Alipio Ramos
title_short FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
title_full FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
title_fullStr FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
title_full_unstemmed FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
title_sort FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
author Veiga Neto, Alipio Ramos
author_facet Veiga Neto, Alipio Ramos
Baena de Souza, Sergio Luiz
Almeida, Sonia Trigueiro de
Castro, Felipe Nalon
Silva Braga Júnior, Sergio
author_role author
author2 Baena de Souza, Sergio Luiz
Almeida, Sonia Trigueiro de
Castro, Felipe Nalon
Silva Braga Júnior, Sergio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga Neto, Alipio Ramos
Baena de Souza, Sergio Luiz
Almeida, Sonia Trigueiro de
Castro, Felipe Nalon
Silva Braga Júnior, Sergio
description O modo pelo qual os indivíduos se comportam em relação ao processo de decisão de compra de produtos e serviços vem sofrendo evolução, uma vez que é reflexo dos ambientes sociodemográfico, sociocultural, político-legal, econômico e tecnológico nos quais esses indivíduos estão inseridos. Nesse contexto, os jovens formam, atualmente, um grupo de consumidores com significativa importância, não apenas por seu poder de compra, mas também pela capacidade de influenciar o consumo dos outros grupos. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa, a fim de compreender como ocorre o processo de decisão de compra desse grupo, a partir da utilização do Modelo de Processo de Decisão do Consumidor (modelo PDC) apresentado por Blackwell, Miniard e Engel (2008). Com o objetivo de determinar quais são os fatores capazes de influenciar os consumidores da Geração Z na compra de produtos eletrônicos, a partir de um estudo de campo com a aplicação de questionários a uma amostra selecionada por conveniência de alunos de duas escolas de uma cidade nordestina, sendo uma da rede pública federal e outra particular, representando o universo dos jovens entre 12 e 20 anos de idade da referida cidade. Os resultados obtidos mostram que o principal fator de influência na decisão de compra – para os sujeitos objetos da pesquisa – baseia-se nos atributos de produto com ênfase na qualidade e, que, contrariando a literatura, comprar para demonstrar status não é relevante para esse grupo.Palavras-chave: Marketing das gerações. Adolescentes. Consumo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935
10.18593/race.v14i1.4935
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935
identifier_str_mv 10.18593/race.v14i1.4935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935/3733
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935/xml_62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 287-312
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 287-312
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v14i1
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256151922999296