FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic products
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935 |
Resumo: | O modo pelo qual os indivíduos se comportam em relação ao processo de decisão de compra de produtos e serviços vem sofrendo evolução, uma vez que é reflexo dos ambientes sociodemográfico, sociocultural, político-legal, econômico e tecnológico nos quais esses indivíduos estão inseridos. Nesse contexto, os jovens formam, atualmente, um grupo de consumidores com significativa importância, não apenas por seu poder de compra, mas também pela capacidade de influenciar o consumo dos outros grupos. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa, a fim de compreender como ocorre o processo de decisão de compra desse grupo, a partir da utilização do Modelo de Processo de Decisão do Consumidor (modelo PDC) apresentado por Blackwell, Miniard e Engel (2008). Com o objetivo de determinar quais são os fatores capazes de influenciar os consumidores da Geração Z na compra de produtos eletrônicos, a partir de um estudo de campo com a aplicação de questionários a uma amostra selecionada por conveniência de alunos de duas escolas de uma cidade nordestina, sendo uma da rede pública federal e outra particular, representando o universo dos jovens entre 12 e 20 anos de idade da referida cidade. Os resultados obtidos mostram que o principal fator de influência na decisão de compra – para os sujeitos objetos da pesquisa – baseia-se nos atributos de produto com ênfase na qualidade e, que, contrariando a literatura, comprar para demonstrar status não é relevante para esse grupo.Palavras-chave: Marketing das gerações. Adolescentes. Consumo. |
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FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES DA GERAÇÃO Z NA COMPRA DE PRODUTOS ELETRÔNICOS / Factors that influence the consumers from Generation Z to purchase electronic productsO modo pelo qual os indivíduos se comportam em relação ao processo de decisão de compra de produtos e serviços vem sofrendo evolução, uma vez que é reflexo dos ambientes sociodemográfico, sociocultural, político-legal, econômico e tecnológico nos quais esses indivíduos estão inseridos. Nesse contexto, os jovens formam, atualmente, um grupo de consumidores com significativa importância, não apenas por seu poder de compra, mas também pela capacidade de influenciar o consumo dos outros grupos. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa, a fim de compreender como ocorre o processo de decisão de compra desse grupo, a partir da utilização do Modelo de Processo de Decisão do Consumidor (modelo PDC) apresentado por Blackwell, Miniard e Engel (2008). Com o objetivo de determinar quais são os fatores capazes de influenciar os consumidores da Geração Z na compra de produtos eletrônicos, a partir de um estudo de campo com a aplicação de questionários a uma amostra selecionada por conveniência de alunos de duas escolas de uma cidade nordestina, sendo uma da rede pública federal e outra particular, representando o universo dos jovens entre 12 e 20 anos de idade da referida cidade. Os resultados obtidos mostram que o principal fator de influência na decisão de compra – para os sujeitos objetos da pesquisa – baseia-se nos atributos de produto com ênfase na qualidade e, que, contrariando a literatura, comprar para demonstrar status não é relevante para esse grupo.Palavras-chave: Marketing das gerações. Adolescentes. Consumo. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/493510.18593/race.v14i1.4935RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 14 No. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 287-312RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 14 n. 1 (2015): RACE_v. 14_n_1_jan./abr. 2015; 287-3122179-49361678-648310.18593/race.v14i1reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935/3733https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/4935/xml_62Veiga Neto, Alipio RamosBaena de Souza, Sergio LuizAlmeida, Sonia Trigueiro deCastro, Felipe NalonSilva Braga Júnior, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T20:10:09Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4935Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-07-10T20:10:09RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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